Frases para parágrafos causas e consequências:
Causa – Hipótese – Consequência Por exemplo, se o tema for “Seca no Sudeste”, você pode começar o desenvolvimento assim: “Esse fenômeno não tão comum, tornou-se parte do cotidiano dos moradores da região Sudeste.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
Argumento por causa e consequência ou raciocínio lógico: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Exemplo: Cada brasileiro deveria se preocupar mais com seu papel na construção da nação.
No dia a dia, somos surpreendidos por explicações que se disfarçam de causa. Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência).
A expressão latina argumentum ad consequentiam ("argumento por consequência") é o argumento pelo qual uma premissa é verdadeira ou falsa em função das consequências desejadas ou indesejadas a que ela conduz.
Argumento por causa e consequência ou raciocínio lógico: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Exemplo: Cada brasileiro deveria se preocupar mais com seu papel na construção da nação.
A definição pode ser conotativa ou denotativa. É um recurso principalmente usado em textos didáticos. Divisão: consiste em apresentar o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação das idéias a serem desenvolvidas. Interrogação: o parágrafo começa por uma pergunta, seguindo-se o desenvolvimento sob a forma de resposta ou de esclarecimento.
Alusão histórica: recurso que lança mão de mencionar fatos históricos, lendas, tradições, crendices ou, inclusive, acontecimentos dos quais o próprio autor tenha participado. TIPOS DE DESENVOLVIMENTO: Selecionamos também alguns tipos de desenvolvimento de parágrafo.
As possibilidades de ordenação do parágrafo são: exploração de aspectos espaciais e temporais, enumeração de pormenores, apresentação de analogia, ou contraste, citação de exemplos, apresentação de causas e conseqüências.
Dados e estatísticas são bem-vindos e enriquecem o texto. Por exemplo, preste atenção em textos jornalísticos, geralmente eles trazem dados reais para aumentar a credibilidade, sempre utilizam as partículas “ Segundo.. .”, “ De acordo com… “. Exemplificar é fortalecer argumentos.
Qual o limite de idade para ingressar no Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro?
O que significa o tempo foi generoso?
Como pode ser o tempo de um som?
Como sistema respiratório se relaciona com as funções vitais?
Como acessar o prompt de comando antes de iniciar o Windows?
Quais são os tipos de benefícios fiscais?
Como entrar no Exército Brasileiro feminino?
Como funciona aplicativo Carpin?
Quanto tempo demora para cair o dinheiro de um boleto no PagSeguro?
Qual o prazo de pagamento do boleto da Avon?
Como funciona o bloqueador de ar no hidrômetro?
Quanto tempo dura o efeito do bloqueio na coluna?
Como funciona um aparelho de raio X odontológico?
Como funciona cartão fidelidade Metrô?