Frases para parágrafos causas e consequências:
Causa – Hipótese – Consequência Por exemplo, se o tema for “Seca no Sudeste”, você pode começar o desenvolvimento assim: “Esse fenômeno não tão comum, tornou-se parte do cotidiano dos moradores da região Sudeste.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
Argumento por causa e consequência ou raciocínio lógico: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Exemplo: Cada brasileiro deveria se preocupar mais com seu papel na construção da nação.
No dia a dia, somos surpreendidos por explicações que se disfarçam de causa. Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência).
A expressão latina argumentum ad consequentiam ("argumento por consequência") é o argumento pelo qual uma premissa é verdadeira ou falsa em função das consequências desejadas ou indesejadas a que ela conduz.
Argumento por causa e consequência ou raciocínio lógico: Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Exemplo: Cada brasileiro deveria se preocupar mais com seu papel na construção da nação.
A definição pode ser conotativa ou denotativa. É um recurso principalmente usado em textos didáticos. Divisão: consiste em apresentar o tópico frasal sob a forma de divisão ou discriminação das idéias a serem desenvolvidas. Interrogação: o parágrafo começa por uma pergunta, seguindo-se o desenvolvimento sob a forma de resposta ou de esclarecimento.
Alusão histórica: recurso que lança mão de mencionar fatos históricos, lendas, tradições, crendices ou, inclusive, acontecimentos dos quais o próprio autor tenha participado. TIPOS DE DESENVOLVIMENTO: Selecionamos também alguns tipos de desenvolvimento de parágrafo.
As possibilidades de ordenação do parágrafo são: exploração de aspectos espaciais e temporais, enumeração de pormenores, apresentação de analogia, ou contraste, citação de exemplos, apresentação de causas e conseqüências.
Dados e estatísticas são bem-vindos e enriquecem o texto. Por exemplo, preste atenção em textos jornalísticos, geralmente eles trazem dados reais para aumentar a credibilidade, sempre utilizam as partículas “ Segundo.. .”, “ De acordo com… “. Exemplificar é fortalecer argumentos.
Como interpretar a escala de Denver?
Qual a impressora ideal para trabalhar com transfer?
Como transferir as fotos do iPhone para o HD externo?
Como fazer escritura de imóvel após divórcio?
Como passar fotos de um celular Samsung para outro?
Como transferir saque aniversário pelo Caixa tem?
Como integrar pessoas na empresa?
Como se faz para prever o futuro?
É possível recuperar mensagens excluídas da lixeira do Gmail?
Como processar uma pessoa por difamação na internet?
Como saber a senha do caixa tem?
Como saber se o rastreio e Sedex?
Como tirar informe de rendimentos Caixa Econômica?
Como recuperar os dados do emissor de Nota Fiscal Eletrônica?
Quem pode ter acesso a um processo judicial?
Como fazer para o chip não ser rastreado?