Geralmente, pode-se pintar a porcelana com marcadores especiais para artesanato, ilustração e pintura, além de tintas específicas, como a Decorfix 150 brilhante. Além disso, você precisará de um álcool, pincéis, de uma folha ofício e de um lápis grafite. Quanto ao uso do material em porcelana, fica a seu critério.
Trata-se de um processo simples, que não exige matrizes ou formas, apenas utiliza de decalques cerâmicos, uma impressora e um forno. Quando a louça impressa é levada a alta temperatura, a impressão se funde a cerâmica, dando ao objeto o acabamento perfeito.
Comece fazendo um desenho ou uma estampa em um papel, já com o tamanho que você quer para aplicar em sua peça. Ou utilize o que estamos disponibilizando. Em seguida, com o auxílio do papel-carbono, transfira o desenho para a sua peça de porcelana ou de cerâmica.
O adesivo é feito em um papel especifico para decalque, o qual chamamos de “papel gomado”, onde depois da transferência da arte para esse papel, passa-se uma resina que chamamos de colódio para que seja possível decalcar (aplicar) esse logo na peça.
A fotocerâmica é a técnica mais indicada para impressão em cerâmica ou porcelana, pois é concebida para este fim. Por conta disso, se seu interesse for a personalização de objetos cerâmicos e de porcelana, entre serigrafia, sublimação e fotocerâmica, a presente técnica é a que apresenta os melhores diferenciais.
Primeiro é necessário imprimir sua arte no papel sublimático de forma espelhada utilizando a impressora com tinta sublimática.. Após realizar a impressão, recorte a imagem. Envolva a arte na caneca e centralize o papel usando a alça como referência.
Antes de queimar a tinta para porcelana, o desenho pode ser apagado e refeito. Por isso, não se preocupe se houver imperfeições. Depois, endureça a pintura queimando em forno caseiro em temperatura de 160 graus e deixe queimar por 90 minutos. Deixe a peça esfriar dentro do forno e só depois a retire.
Você só vai precisar de:
Passo a passo
Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada.
Quanto ao uso do material em porcelana, fica a seu critério. Você pode usar prato, caneca, cerâmica e telha em porcelana. Será a sua criatividade a definir a escolha do material mais adequado para o que você deseja pintar.
Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada. Se quiser, prenda o papel no prato com fita crepe para evitar que ele se mova.
Caneta para porcelana (Creative Marker 2 mm, da Compactor. Casa da Arte, R$ 17,40) Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana.
Quem é melhor Hinata ou Kageyama?
O que é mais fácil de reciclar?
Como deve ser a estrutura de uma resenha crítica?
O que é endereço de criptomoedas?
Qual o prazo de validade de um exame?
É normal ter um braço mais grosso que o outro?
O que é uma calibração rastreada?
Como o banco analisa para liberar financiamento?
Quais são as hipóteses de vacância no serviço público?
Qual é o benefício do bálsamo?
O que significa o seu pedido chegou no centro de distribuição mais próximo do seu endereço?
Quais as características das políticas redistributivas?
Quais os principais temas trabalhados pelos artistas populares?
Quanto foi desmatado na Amazônia 2019?