Geralmente, pode-se pintar a porcelana com marcadores especiais para artesanato, ilustração e pintura, além de tintas específicas, como a Decorfix 150 brilhante. Além disso, você precisará de um álcool, pincéis, de uma folha ofício e de um lápis grafite. Quanto ao uso do material em porcelana, fica a seu critério.
Trata-se de um processo simples, que não exige matrizes ou formas, apenas utiliza de decalques cerâmicos, uma impressora e um forno. Quando a louça impressa é levada a alta temperatura, a impressão se funde a cerâmica, dando ao objeto o acabamento perfeito.
Comece fazendo um desenho ou uma estampa em um papel, já com o tamanho que você quer para aplicar em sua peça. Ou utilize o que estamos disponibilizando. Em seguida, com o auxílio do papel-carbono, transfira o desenho para a sua peça de porcelana ou de cerâmica.
O adesivo é feito em um papel especifico para decalque, o qual chamamos de “papel gomado”, onde depois da transferência da arte para esse papel, passa-se uma resina que chamamos de colódio para que seja possível decalcar (aplicar) esse logo na peça.
A fotocerâmica é a técnica mais indicada para impressão em cerâmica ou porcelana, pois é concebida para este fim. Por conta disso, se seu interesse for a personalização de objetos cerâmicos e de porcelana, entre serigrafia, sublimação e fotocerâmica, a presente técnica é a que apresenta os melhores diferenciais.
Primeiro é necessário imprimir sua arte no papel sublimático de forma espelhada utilizando a impressora com tinta sublimática.. Após realizar a impressão, recorte a imagem. Envolva a arte na caneca e centralize o papel usando a alça como referência.
Antes de queimar a tinta para porcelana, o desenho pode ser apagado e refeito. Por isso, não se preocupe se houver imperfeições. Depois, endureça a pintura queimando em forno caseiro em temperatura de 160 graus e deixe queimar por 90 minutos. Deixe a peça esfriar dentro do forno e só depois a retire.
Você só vai precisar de:
Passo a passo
Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada.
Quanto ao uso do material em porcelana, fica a seu critério. Você pode usar prato, caneca, cerâmica e telha em porcelana. Será a sua criatividade a definir a escolha do material mais adequado para o que você deseja pintar.
Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada. Se quiser, prenda o papel no prato com fita crepe para evitar que ele se mova.
Caneta para porcelana (Creative Marker 2 mm, da Compactor. Casa da Arte, R$ 17,40) Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana.
Como usar glicerina no cabelo para tirar caspa?
Como salvar uma página da internet em JPG?
Quais componentes eletrônicos tem ouro?
Qual é o significado da palavra manutenção?
Como se preparar para a primeira vez?
Como retirar carro apreendido no Detran SP?
Como funciona a contagem do tempo com a base 60?
O que significa a sigla sinad?
O que diz a nova Lei sobre aviso prévio?
Pode compensar horas no feriado?
Como funciona a contagem de cartas?
Como exportar os recortes do Kindle?