ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.
Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
Dois Pontos
Quando a frase começa pela enumeração, os dois pontos colocam-se depois dela. Nesse caso, os dois pontos podem, sem erro, substituir-se pela vírgula, podendo pois escrever-se: A miséria, o descrédito, os vícios, tais são, quase sempre, os resultados da ociosidade.
Como o citoesqueleto participa da divisão celular?
Quanto tempo a CNH fica suspensa por excesso de velocidade?
Como fazer uma caixa de marcação no Word?
Como funciona chave de impacto?
Qual os benefícios de leite de soja?
Quanto tempo um alimento cozido pode ficar na geladeira?
Qual é a palavra que rima com boneca?
Qual o sentido do Bhagavad Gita?
Como saber se estou em trabalho de parto com 38 semanas?
Como fazer chá de babosa para inflamação?
Como é a sociologia no Brasil?
Como calcular juros de 3% ao mês?
O que é bom para tirar mancha de roupa de outra roupa?