Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.
Há várias formas de contextualizar o tema para o leitor, isto é, demonstrar brevemente sobre o que dissertaremos. Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas, geográficas etc.
Era Vargas A Era Vargas pode se relacionar com assuntos sobre direitos dos trabalhadores - que foram garantidos - e o desenvolvimento industrial, com a criação da Petrobrás, por exemplo. Ainda é possível relacionar a censura, ditadura e violação da liberdade de expressão.
Quando começa uma história? Para o leitor, começa na primeira frase, no primeiro parágrafo, no primeiro capítulo. Para o escritor começa muito antes, ou muito depois, disso. Muito antes porque começa no delinear da história, na construção das personagens, nos apontamentos efectuados, nos excertos anotados.
Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho. ... Atualmente, uma série de objetos, como documentos escritos, pinturas, vestígios arqueológicos, testemunhos, entre outros, são utilizados por historiadores como fontes históricas.
Significado de fato histórico: Caso ou acontecimento real, do passado ou descoberto a pouco tempo.
Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas, geográficas etc. Mas de todas as maneiras de introduzir a redação, a contextualização histórica parece ser a “queridinha” da maioria dos estudantes.
A redação é uma prova interdisciplinar. Ou seja, o avaliador vai verificar se você tem conhecimento da estrutura da redação e também domínio da gramática. Além disso, analisa-se também se o aluno tem conhecimento sobre o tema e consegue apresentar um texto coerente e com boa argumentação.
Em vários artigos anteriores aqui no Acrobata das Letras, já escrevi sobre como a prova de redação, principalmente no Enem, é extremamente interdisciplinar. Quando um corretor avalia uma redação, ele não quer apenas verificar se o estudante não cometeu erros gramaticais ou se ele conhece a estrutura básica da redação.
A função da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é convencer o leitor do seu ponto de vista. Para isso, devem ser usadas as chamadas estratégias argumentativas. De acordo com a Cartilha de Redação do Enem, as estratégias argumentativas nada mais são do que recursos utilizados para expor o problema abordado e provar sua tese.
Qual o país de origem do sapato?
Quem tem colesterol alto pode tomar sorvete?
Qual a diferença entre casamento e união?
Quais são as medidas socioeducativas em meio aberto?
Qual óleo usar no Fiat Idea 2009?
Porque a Corrida de São Silvestre tem esse nome?
Quantos exercícios fazer por dia musculação?
Como era a ciência no século 19?
O que é paralelismo na Metrologia?
O que significa 1 4 no exame de sífilis?
O que fazer quando fone Bluetooth não conecta?
Quais os tipos de transporte no Brasil?
Quantos tempo o pátio pode cobrar?