Para melhor higiene, localização e acesso da veia, pode ser necessário que uma parte do pelo seja retirada, e a coleta pode ser feita com seringa ou tubos de coleta a vácuo sendo selecionada de acordo com o peso do animal e volume de sangue exigido, sendo que o último sempre é coletado levando em conta o tamanho do ...
Deve-se retirar a agulha antes de colocar o sangue no tubo e deixar escorrer pela parede do tubo, para evitar hemólise. O sangue deve ser homogeneizado (durante 30 segundos) com o anticoagulante, suavemente, para evitar a coagulação.
O sangue deve ser coletado por punção da veia jugular ou coccígea com seringa e agulha estéreis. O conteúdo deve ser transferido para tubos ou frascos estéreis e remetido sob refrigeração, preferencial- mente em até 24 horas após a coleta. Não adicionar anticoagulante, pois pode interferir no isolamento bacteriológico.
A coleta do sangue nas aves deve ser realizada de maneira asséptica, utilizando-se material e instru- mentos estéreis. O sangue deve ser coletado em aves adultas por punção cardíaca ou veia ulnar (asa) e em aves de um dia por punção cardíaca ou veia jugular (decapitação), com seringa e agulha descartáveis.
Em situações em que mais de um tipo de exame é solicitado, recomenda-se a coleta a vácuo na seguinte sequência:
O teste é realizado com um aparelho específico, o monitor de glicose no sangue para cães e gatos. É preciso picar uma área sem pelos (as orelhas, por exemplo) com uma lanceta, coletando a gota de sangue que é depositada em uma fita específica, inserida no aparelho e que aponta os valores glicêmicos.
Veia ulnar (asa): Colocar a ave em decúbito lateral, para que a colheita seja feita na veia ulnar (veia da asa). Colher o sangue usando seringa descartável de 5 mL através da punção venosa; transferir para frascos de vidro ou tubo de ensaio de 10 mL, limpos e secos, sem anticoagulante.
O exame de sangue em animais é importantíssimo no diagnóstico e controle de evolução de doenças. Cabe aos donos não deixarem de fazer sempre que o médico solicitar Assim que o sangue do animal for colhido, ele será encaminhado aos profissionais para analise.
Leia também: Você sabia que os pets também podem doar sangue? Inclusive, entre todos os pedidos do veterinário, esse é o mais solicitado.
Assim que o sangue do animal for colhido, ele será encaminhado aos profissionais para analise. A coleta demora alguns minutos e não causa dores, sendo muito semelhante ao exame realizado pelos humanos. No laboratório, as diferentes células sanguíneas serão estudadas a fim de encontrar desordem no organismo, sendo elas:
Em algumas situações, a coleta de uma amostra de sangue deve ser feita rapidamente e o que pode por você sob pressão, como um técnico, para fazer isso. Um método útil para a obtenção de uma amostra de sangue, para alguém que está iniciando a carreira veterinária, é extraí-lo a partir da veia cefálica.
Qual visto mais fácil de tirar?
O que é flacidez tissular artigo?
Qual melhor horário para tomar cloridrato de nortriptilina?
Qual o consumo de uma fritadeira elétrica industrial?
O que é ISO 22000 e para que serve?
Qual diagrama não é uma função?
Quais as maiores dificuldades encontradas para a efetivação das leis ambientais?
O que é osmolaridade da dieta enteral?
Quantas vezes por semana posso comer miojo?
Qual exame para intestino Irritavel?
Em que ano foi lançado os bilhetes de banco?
Quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação?