Para melhor higiene, localização e acesso da veia, pode ser necessário que uma parte do pelo seja retirada, e a coleta pode ser feita com seringa ou tubos de coleta a vácuo sendo selecionada de acordo com o peso do animal e volume de sangue exigido, sendo que o último sempre é coletado levando em conta o tamanho do ...
Deve-se retirar a agulha antes de colocar o sangue no tubo e deixar escorrer pela parede do tubo, para evitar hemólise. O sangue deve ser homogeneizado (durante 30 segundos) com o anticoagulante, suavemente, para evitar a coagulação.
O sangue deve ser coletado por punção da veia jugular ou coccígea com seringa e agulha estéreis. O conteúdo deve ser transferido para tubos ou frascos estéreis e remetido sob refrigeração, preferencial- mente em até 24 horas após a coleta. Não adicionar anticoagulante, pois pode interferir no isolamento bacteriológico.
A coleta do sangue nas aves deve ser realizada de maneira asséptica, utilizando-se material e instru- mentos estéreis. O sangue deve ser coletado em aves adultas por punção cardíaca ou veia ulnar (asa) e em aves de um dia por punção cardíaca ou veia jugular (decapitação), com seringa e agulha descartáveis.
Em situações em que mais de um tipo de exame é solicitado, recomenda-se a coleta a vácuo na seguinte sequência:
O teste é realizado com um aparelho específico, o monitor de glicose no sangue para cães e gatos. É preciso picar uma área sem pelos (as orelhas, por exemplo) com uma lanceta, coletando a gota de sangue que é depositada em uma fita específica, inserida no aparelho e que aponta os valores glicêmicos.
Veia ulnar (asa): Colocar a ave em decúbito lateral, para que a colheita seja feita na veia ulnar (veia da asa). Colher o sangue usando seringa descartável de 5 mL através da punção venosa; transferir para frascos de vidro ou tubo de ensaio de 10 mL, limpos e secos, sem anticoagulante.
O exame de sangue em animais é importantíssimo no diagnóstico e controle de evolução de doenças. Cabe aos donos não deixarem de fazer sempre que o médico solicitar Assim que o sangue do animal for colhido, ele será encaminhado aos profissionais para analise.
Leia também: Você sabia que os pets também podem doar sangue? Inclusive, entre todos os pedidos do veterinário, esse é o mais solicitado.
Assim que o sangue do animal for colhido, ele será encaminhado aos profissionais para analise. A coleta demora alguns minutos e não causa dores, sendo muito semelhante ao exame realizado pelos humanos. No laboratório, as diferentes células sanguíneas serão estudadas a fim de encontrar desordem no organismo, sendo elas:
Em algumas situações, a coleta de uma amostra de sangue deve ser feita rapidamente e o que pode por você sob pressão, como um técnico, para fazer isso. Um método útil para a obtenção de uma amostra de sangue, para alguém que está iniciando a carreira veterinária, é extraí-lo a partir da veia cefálica.
Como se calcula a frequência de recombinantes?
Como funciona a memória de um bebê de 1 ano?
Como testar resistência industrial?
Como calcular a magnitude do sismo?
Como se descobre a carga de um cátion?
Como funciona a Lei do atendimento preferencial?
Como testar o sensor infravermelho?
Como calcular a disponibilidade de um sistema?
Em qual momento específico surge a jurisprudência?
Como testar Trafo de amplificador?
Como fazer a declaração anual da minha empresa no MEI?
Quais são os benefícios da medicina alternativa?
Como testar capacitor de tantalo na placa?
O que testar na hora de comprar um iPhone usado?
Como terminou a Grande Família?
Como saber se o Zoom está funcionando?