Quando o núcleo do predicado for um nome (adjetivo ou substantivo), ele será chamado de predicado nominal. O predicado nominal é composto por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito. Existe ainda uma terceira classificação do predicado: o chamado predicado verbo-nominal.
Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.
c) Predicado verbo-nominal: é aquele cujos núcleos são um verbo nocional + um nome (esse nome será predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: – Os jogadores andam pelo gramado cabisbaixos.
O que é o predicado verbo-nominal? O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
23 curiosidades que você vai gostar
Tipos de Predicado e Predicativo
Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome.
Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.
Qual das frases abaixo temos um predicado nominal? a) Sofia chegou cansada ao trabalho. b) Joana e Felipe caminharam muito hoje. ... Predicado nominal: continua atencioso comigo.
O predicado verbo-nominal é o predicado composto por um verbo e por um nome.
O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada. ... Trata-se da ação realizada pelo sujeito que, nesse caso, corresponde a “correu a semana passada”.
A esse tipo de predicado chamamos de predicado nominal. O verbo de ligação pode indicar o tipo de relação que existe entre sujeito e predicativo. Os verbos de ligação mais frequentes são: "ser", "estar", "ficar", "parecer", "permanecer" e "continuar".
As formas nominais do verbo são:Infinitivo: forma que expressa a ação em si.Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.Particípio: forma que expressa o resultado da ação.Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ... Ajudar é a melhor forma de gratidão.Rir é o melhor remédio.
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!
A frase nominal não é constituída por verbo. Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo.
Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Caminhei com a minha mãe ontem. Maria comprou muitas roupas naquela loja. João e Maria estão brincando no balanço.
Qual das seguintes orações apresenta um predicado verbo-nominal? a) Meu pai está orgulhoso de mim. b) Minha irmã caiu na patinação. c) A mãe do campeão sorria orgulhosa.
O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.
O predicado é um dos termos constituintes da oração, sendo considerado um termo essencial dela (junto ao sujeito). ... Já o predicativo nada mais é do que a parte significativa do predicado nominal ou o elemento referido ao objeto direto, ou ao sujeito no caso do predicado verbo-nominal.
O predicativo do sujeito é o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação.
...
Exemplos de predicativo do sujeitoEu estou feliz.Minha avó anda cansada.Nós somos só duas.Meu caderno é este.
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal.
Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. Saiba mais detalhes e veja exemplos.
...
Veja alguns exemplos:Nossa, que dia difícil!Que Lua maravilhosa!Não saia de casa hoje!Ela é a moça mais linda do mundo!Que medo!
Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.
Comentário: A opção B contém uma frase nominal, isso quer dizer que não há verbo. ... b) Locução verbal: “vai coçar!”; verbo auxiliar: vai; verbo principal: coçar. Chamamos de locução verbal dois ou mais verbos que têm o valor de um só. É sempre formada por um verbo auxiliar (ter, haver, ser, estar e ir) + verbo principal.
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
O que dizer quando pedem para falar de mim mesmo?
Como mudar o canal do modem ZTE?
Como fazer a apresentação de um livro de forma criativa?
Como mudar o número do Samsung Account?
Como que eu faço para fazer uma reclamação no Reclame AQUI?
Como mudar de vida e ganhar muito dinheiro?
O que fazer quando o seu marido te trai?
O que fazer para conquistar um homem que mora longe?
O que é a filiação por Socioafetividade como se dá o reconhecimento dessa hipótese no direito atual?
Como reconstruir a unha do pé?
Como recomeçar a vida após divórcio?
Como saber se uma pessoa é dissimulada?
Como reconquistar um amor magoado frases?
É possível recorrer de multa da Receita Federal?
Como fazer o desmame do bico de silicone?