O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.
Se definir o custo de determinado produto é mais fácil, ele é considerado um custo direto. No entanto, se há maior dificuldade em atribuir esse valor, ele é considerado um custo indireto. Para entendermos melhor toda essa definição e classificação de custos, vamos aos exemplos práticos!
Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. ... O nome de custos diretos não poderia ser mais adequado.
Esses gastos e despesas podem ser categorizados como custos diretos (aqueles ligados à produção) ou custos indiretos (aqueles que não estão diretamente ligados ao processo produtivo). Dentro do custo indireto e direto de fabricação, existem aqueles custos que são fixos e variáveis.
Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.
26 curiosidades que você vai gostar
Classificações dos custos e despesas
De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.
Quatro tipos de custos na contabilidadeDiretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ... Indiretos. ... Fixos. ... Variáveis.
Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
São chamados custos diretos aqueles que são destinados a fabricação do produto ou execução do serviço. São aqueles custos indispensáveis para a fabricação do seu produto. Dentro do custo direto, podemos citar o custo gerado por Material Direto (MD) e aquele gerado por Mão-de-Obra Direta (MOD).
Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço. ... Por exemplo, a energia elétrica geralmente é consumida por toda a fábrica, onde se aloca o seu custo total por meio de estimativas. Nessa circunstância, a energia elétrica é um custo indireto.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
Os custos indiretos de fabricação aplicados são obtidos pela multiplicação do coeficiente de aplicação dos custos indiretos de fabricação aplicado, também chamado "alfa", pela produção efetiva do período.
Exemplos de custos fixos
Salário de funcionários; Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços; Manutenção de equipamentos; Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.
O custo de produção, sob a óptica contábil, é expresso por meio de três elementos básicos: Material direto (MD), Mão de obra direta (MOD) e Custos indiretos de fabricação (CIF) É todos os custos relacionados com a fabricação que não podem ser economicamente identificados com as unidades que estão sendo produzidas.
Todos os gastos relativos à produção da empresa, e que não estejam enquadrados como gastos com Material Direto ou Mão de Obra Direta, são denominados CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (conhecidos pela sigla CIF).
CIF = custos indiretos de fabricação. (b) O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP (=) MD (+) MOD.
Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-losRecursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ... Infraestrutura. ... Aluguel e condomínio. ... Gastos com fornecedores.
O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.
O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.
Já a definição de despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira.
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
São muitos os métodos de rateio dos gastos indiretos, mas as principais bases utilizadas são: custos diretos; custo da mão de obra direta; quantidade produzida; tempo utilizado pelas máquinas; tempo utilizado pelos colaboradores; área ocupada por linha de produção ou departamento; custo da matéria-prima básica.
O rateio de custos pode ser tão simples quanto uma divisão do custo total pelos itens produzidos, quanto uma análise minuciosa dos tempos e movimentos gastos na linha de produção para se descobrir o custo unitário nos centavos.
Qual é a cor do coração do ser humano?
Qual esporte era mais praticado no Brasil antes do futebol?
Como calcular a média de duas notas?
Quais são as escalas diatônica?
Quantas calorias tem 200 gramas de salada?
Quais são os 7 gatilhos mentais?
Porque os europeus utilizaram o trabalho escravo?
Qual é a diferença entre Wi-Fi e wireless?
Quais os requisitos para que a reabilitação seja concedida?
Como colar Eva na parede de cimento?
Quais são os deveres do consumidor?
Como funciona a custódia de cheques?
O que gasta mais gás o fogo alto ou baixo?
Quais são os 7 pronomes do caso reto em inglês?