Dependendo do uso, eles são classificados em diversos tipos:
Na tabela abaixo você encontra as principais características de um adjunto adverbial e de um adjunto adnominal. Tem impacto direto em substantivos (concretos ou abstratos). Tem a função de caracterizar, determinar, explicar, modificar ou restringir. Ocorre sob a forma de artigo, adjetivo, numeral, pronome ou locução adjetiva.
No meio da oração: O diretor, educadamente, pediu a ajuda dos funcionários. Sendo um termo acessório da oração, a sua presença não é obrigatória na estrutura sintática da oração, mas contribui para o enriquecimento e compreensão da mensagem. A classificação de um adjunto adverbial deverá ser realizada em contexto frásico.
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.
A locuções adverbiais são duas ou mais palavras, geralmente introduzidas por uma preposição, que correspondem a um advérbio. Tempo: de dia, de manhã, de noite, à noite, à tarde, às vezes, por vezes, em breve, de quando em quando, de vez em quando, de tempos a tempos.
Pode tirar o apêndice sem ter apendicite?
Quem é mais forte que Hashirama?
Pode guardar arroz lavar e cru?
O que posso colocar dentro de um aquário?
O que acontece com uma pessoa que foi molestada?
Como desenformar vela de parafina?
Qual a origem da pobreza no Brasil?
Qual é o elemento da dimensão do processo de trabalho?
Qual é o salário de um tanatopraxista?
Qual era o objetivo do Japão com o ataque a Pearl Harbor?
Qual a principal extensão de arquivos do Windows?
O que é a promulgação de uma lei?
Faz mal ficar muito tempo perto do roteador?