Dependendo do uso, eles são classificados em diversos tipos:
Na tabela abaixo você encontra as principais características de um adjunto adverbial e de um adjunto adnominal. Tem impacto direto em substantivos (concretos ou abstratos). Tem a função de caracterizar, determinar, explicar, modificar ou restringir. Ocorre sob a forma de artigo, adjetivo, numeral, pronome ou locução adjetiva.
No meio da oração: O diretor, educadamente, pediu a ajuda dos funcionários. Sendo um termo acessório da oração, a sua presença não é obrigatória na estrutura sintática da oração, mas contribui para o enriquecimento e compreensão da mensagem. A classificação de um adjunto adverbial deverá ser realizada em contexto frásico.
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.
A locuções adverbiais são duas ou mais palavras, geralmente introduzidas por uma preposição, que correspondem a um advérbio. Tempo: de dia, de manhã, de noite, à noite, à tarde, às vezes, por vezes, em breve, de quando em quando, de vez em quando, de tempos a tempos.
Como o comportamento operante pode ser condicionado?
Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
O que que é uma pessoa incompetente?
Como jogar na Mega Millions online?
Quais são as boas maneiras na escola?
O que é uma pessoa cheia de ideias?
Como brincar E a brincadeira favorece o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade?
Quem faz Turismo é chamado de quê?
Pode confiar no computador de bordo?
Em qual temporada Erwin morre?
Onde se localiza o complexo de Golgi?
Como pode ser entendido o complexo de Édipo?
Como um medicamento sabe onde deve agir?
Como o cerebelo influência no equilíbrio?
Como aprender a conviver com pessoas tóxicas?