Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Os autores devem ser mencionados pelo último sobrenome, seguido das iniciais do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s). Para ABNT é facultada a indicação do(s) prenome(s) por extenso.
Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.
1.1 – Um autor, dois autores, até três autores
Sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal antecedido por dois pontos (:). Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.
41 curiosidades que você vai gostar
O nome do(s) autor(es) deve constar na parte superior, centralizado e em itálico, e a instituição à qual ele(s) pertence(m) entre parênteses. Após três espaços, vem o título do trabalho em negrito, também centralizado. Tanto a autoria quanto o título devem estar em Times New Roman, tamanho 12.
Como citar um apud [ABNT]Incluir os autores e o apud no início da citação. Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p. ... Aplicar o apud no final da citação. Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. ... Transcrever o trecho com as suas palavras e indicar as referências.
Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). É importante manter uma uniformidade em toda a tese, qualquer que seja a expressão adotada.
A palavra apud é usada próximo a citação para poder identificar para o leitor que ali é uma citação de outra citação. O intuito é deixar claro que ele não chegou a ler o texto original, mas deve fazer a referência ao primeiro autor ou a primeira obra utilizada como base de construção do texto.
– Já, o grifo do autor será utilizado quando transcrevemos um texto que já vem grifado. Neste caso, a expressão deve ser utilizada ao final da citação, para quem estiver lendo compreender que o destaque foi dado pelo autor do documento original.
Em caso de sobrenome designado de parentesco (Neto, Filho, Júnior, Sobrinho...), utilizam-se os dois últimos sobrenomes. Indicar o(s) autor (es) pelo último sobrenome, em letra maiúscula, seguido(s) do(s) prenome(s), abreviado(s). Com mais de três autores: Exemplo: GONZAGA, J.
Com 4 ou mais autores: indica-se apenas o sobrenome e prenome do primeiro autor, seguido pela expressão et al. (= e outros) sempre em itálico. É uma dica para facilitar o trabalho, mas a norma NBR 6023 atualizada diz que “convém indicar todos”.
Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor. Depois do IDEM, você coloca apenas o ano da obra e a página (se for uma citação direta).
Quando você quiser mencionar uma citação do mesmo autor, mas em obras diferentes, é necessário utilizar o tempo “idem”, que se aplica apenas “ao mesmo autor”. Nesse caso, você pode mencionar duas obras diferentes em sequência que sejam do mesmo autor utilizando o termo idem. Por exemplo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome.
Autores repetidos: o uso do traço sublinear (equivalente a seis espaços) não é mais indicado para representar o mesmo autor da obra anterior na lista de referências. Repete-se a mesma autoria quantas vezes forem necessárias.
A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.
Clique em Referências > Inserir Nota de Rodapé. O Word insere uma marca de referência no texto e adiciona a marca de nota de rodapé na parte inferior da página. Digite o texto de nota de rodapé. Dica: Para voltar para a marca de referência no documento, clique duas vezes na marca de referência da nota de rodapé.
Logo abaixo do título, deve constar o nome do autor ou autores do artigo. O autor do artigo deve ter seu nome acompanhado de um breve currículo e também de endereço de email e estas informações devem aparecer um nota de rodapé indicado por asterisco na página de abertura do artigo.
Aprenda como criar títulos para os seus artigos de forma correta.Entregue o Prometido no Título do Artigo. ... O Título do Artigo deve Apresentar a Solução para o que as Pessoas Buscam. ... Use Palavra Chave no Título do Artigo. ... No Título do Artigo Use Números, Palavras Magnéticas e Iniciais em Maiúscula.
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
É importante ter em mente que o primeiro autor vai ser considerado o principal do artigo. Ele é interpretado como quem deu a maior contribuição para o trabalho e também quem escreveu a maior parte dele.
Artigo em publicação periódicaAutor(es) do artigo: Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)Data da publicação, entre parênteses, apenas seguida de um espaço.Título do artigo, sem itálicos nem aspas, seguido de vírgula.Título da publicação periódica, em itálico, seguido de vírgula.
Modelo de Referência
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Quando a obra citada possui mais de três autores usa-se et al. (em itálico). Exemplo: “Et alii é uma expressão proveniente do latim e significa “e outros”.
Qual o processo de formação da palavra especialista?
Como funciona a especialização em Fisioterapia?
O que é preciso para ser psicólogo criminal?
Porque o Clash Royale não está funcionando?
Como usar has been e have been?
Como desviar em The Witcher 3?
Quanto ganha um advogado especializado em direito internacional?
Como funciona o aplicativo Peixe Urbano?
Onde ocorre a primeira etapa da fotossíntese?
Qual dessas palavras escritas de modo diferente no singular vírus parabéns lápis ou tênis?
Qual o benefício do caroço do abacate?
Como se escreve zeloso ou zeloso?
O que quer dizer área restrita?
Qual é a maneira correta de usar a água termal?