História. A palavra óculos surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados da época, que serviam para permitir que os mesmos vissem.
Antigamente os óculos eram segurados por um “rebite” de metal e eles somente eram usados para leitura pelos ricos e poderos. Monóculos foram invendados em 1280. Os monóculos tinham uma haste como esta. Óculos Tesoura foram desenhados em forma de tesoura.
As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha.
As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas.
Historiadores acreditam que a fabricação de lentes começou antes do descobrimento do primeiro par de óculos no século XIII em Nüremberg, Alemanha. Os famosos artesãos de vidro faziam lentes manualmente para serem usadas como lupa sobre os textos. Os óculos de Nüremberg tinham movimento de um compasso.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação surgiu na Alemanha, no século XIII, ainda pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz.
Historiadores acreditam que a fabricação de lentes começou antes do descobrimento do primeiro par de óculos no século XIII em Nüremberg, Alemanha. Os famosos artesãos de vidro faziam lentes manualmente para serem usadas como lupa sobre os textos.
Enquanto que os primeiros óculos eram usados principalmente para auxílio da leitura, hoje em dia os óculos são mais do que simples próteses de correção de deformidades visuais, sendo que, são agora um dos principais acessórios de moda das sociedades modernas.
Marco Polo relatou em seu livro sobre suas viagens ao Oriente que óculos eram de uso corrente na China, na corte de Kublai Khan, por volta do ano 1275 a.d. Entretanto, a verdadeira origem dos óculos tem levantado muitas conjecturas e controvérsias e nem todas são baseadas em evidências históricas precisas.
Ao mesmo tempo também, no Extremo Oriente, desenvolvia-se na China o aperfeiçoamento dos óculos, pois o conhecimento se intercambiava depressa ao longo das rotas de comércio na Ásia Central abertas por Genghis Khan.
A invenção dos óculos revolucionou a vida dos homens possibilitando um aumento na sua capacidade visual. Desde a Antiguidade, a história do homem na Terra é marcada por tentativas de enxergar mais e melhor.
Como regra geral o contrato trespasse?
Como registrar ata de assembleia na Jucemg?
Como fazer a regulagem da Roçadeira Husqvarna?
Como um profissional da química pode auxiliar na solução de crimes?
O que era colocado junto aos mortos no Egito antigo?
Como faço para registrar um nome de uma empresa?
Como montar uma equipe de futebol de salão?
Como regular o GNV para ficar mais econômico?
Como funciona a solda de ponto?
Porque é importante o uso da tecnologia na educação?
É possível fazer estágio a distância?
O que significam as estrelas de um hotel?
Como o professor postar atividades no Google Classroom?
Como os indígenas contribuíram para a formação do povo brasileiro?
O que o programa de melhoria contínua pode agregar ao processo da empresa?