Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.
Pentassílabo ou redondilha menor: verso de cinco sílabas.
Denominam-se sílabas métricas ou sílabas poéticas cada uma das sílabas que constituem os versos de um poema. Em sua “Nova Gramática da Língua Portuguesa”, o gramático Domingos Paschoal Cegalla esclarece que as sílabas dos versos nem sempre coincidem com as sílabas gramaticais.
Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
33 curiosidades que você vai gostar
Escandir é fácil! Resumindo pra facilitar: faz-se a escansão pela contagem dos sons dos versos (diferente das sílabas normais), até a última sílaba tônica. Sílaba tônica é forte, sílaba átona é fraca.
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
A função da sinalefa é enlaçar duas estruturas que, na prosa, se consideram como sílabas diferentes, ao passo que no verso são unidas pela métrica. Vejamos um exemplo para compreender este conceito. A expressão: “Estava perdido no campo” tem doze sílabas: es – ta – va – per – di –do – no – cam – po.
Versos Livres e Versos Brancos
Embora possam apresentar rimas, os versos livres geralmente não apresentam nem rima e nem métrica. Por outro lado, os versos brancos, também chamados de versos soltos, podem ou não apresentar métrica, no entanto, não possuem esquemas de rimas.
Os versos livres também recebe o nome de versos irregulares. Esse tipo de verso não tem uma métrica pré-estabelecida, ou seja, não há normas. As poesias que contêm versos livres não deixam de apresentar a principal característica poética: a musicalidade.
As definições da contagem dos versos variam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas, podendo ser: 1 sílaba: verso monossílabo. 2 sílabas: verso dissílabo. 3 sílabas: verso trissílabo.
Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.
Todavia, de acordo com a definição do professor de literatura Ulisses Infante, Redondilha é o nome que se dá ao verso de cinco sílabas poéticas ou de sete sílabas poéticas. Redondilha Menor: É aquela cujo verso tem cinco sílabas. Por exemplo: Vou-con-tar-pro-sa.
Verso de sete sílabas métricas, também chamado de ...
- Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas.
Como fazer um poemaBusque inspiração. ... Explore todos os sentidos. ... Escolha um tema para o poema. ... Defina a estrutura externa do poema. ... Fuja dos clichês. ... Conheça as figuras de linguagem. ... Comece a rascunhar. ... Produza sua arte final.
Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em:Monóstico: estrofe de 1 verso.Dístico: estrofe de 2 versos.Terceto: estrofe de 3 versos.Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.Quintilha: estrofe de 5 versos.Sextilha: estrofe de 6 versos.Septilha: estrofe de sete versos.
Significado de Ectlipse
substantivo feminino [Gramática] Figura que desnasaliza uma vogal final antes de palavra começada por vogal, como em co a e co um ou c um. A N. G. B. ... Etimologia (origem da palavra ectlipse). Do grego ekthlítpsis.
Ditongo é um encontro vocálico caracterizado pela união entre uma semivogal e uma vogal ou vice-versa. O ditongo pode ser crescente (semivogal + vogal) ou decrescente (vogal + semivogal).
1. Acto ou efeito de elidir. 2. [ Gramática ] Supressão da vogal final de uma palavra antes doutra palavra começada por vogal ou por h.
Verso de seis sílabas métricas. É o verso português que se usa com mais regularidade, encontrando-se já, em alternância com o decassílabo, na poesia trovadoresca.
a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).
É o tipo de verso empregue no soneto, na canção em estâncias, na sextina, na ode, no madrigal, na écloga, na epopeia, etc. Variação do verso heroico, apresentando sílabas tônicas nas posições 3, 6 e 10. Mas Brasil é Brasil, é sempre assim.
São versos que possuem quatro pés métricos anapésticos, ou seja, com acento tônico na 3ª, 6ª, 9ª e 12ª sílabas. Alguns autores da Literatura Brasileira a valer-se da utilização de Alexandrinos em conjunto com Dodecassílabos (Alexandrinos modernos descesurados).
Quais são os títulos que o São Paulo não tem?
O que os jovens estão comprando?
Como se chama a filha do meu marido?
Quanto ganha um tradutor iniciante?
Quanto custa o remédio para fibrose pulmonar?
O que um PC precisa para rodar Ark?
O que se comemora no Dia 23 de março?
Quanto custa 1 dente implantado?
Qual o valor da taxa do CDI hoje?
Quais são as versões da Amarok?
Como funciona o sensor de imagem?
Quais são as principais operações de conservação de documentos?