A planta da batata (Solanum tuberosum) é uma herbácea perene que produz culturas tuberosas comestíveis, formadas no subsolo.
O fruto da planta da batata corresponde a uma baga que pode apresentar formato redondo, alargado, ovalado ou cônico. Seu diâmetro geralmente está entre um e três centímetros e a cor pode variar de verde a amarelado, ou de castanho avermelhado a violeta.
Encontrada na região da América Latina que vai da Península de Yucatán (México) até a Colômbia, a batata-doce tem crescimento rastejante, caule herbáceo e folhas largas, com formato, cor e recorte variáveis. Da fertilização das flores hermafroditas até a abertura espontânea do fruto, transcorrem seis semanas.
Há muitos tipos diferentes de batata com cerca de 85 gêneros e aproximadamente 3000 espécies em todo o mundo.
A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.
Se tiver sementes, é um fruto. Afinal, em muitos grupos de plantas, é nesse órgão que as sementes ocorrem. Por outro lado, alguns frutos podem não ter sementes, como é o caso da banana, do abacaxi e de algumas variedades de uva e laranja – chamados pelos cientistas de frutos partenocárpicos.
A espécie produz muito, podendo chegar a 50 toneladas por hectare de terra - 10 mil metros quadrados -, sendo que a média nacional é de apenas sete toneladas, ou seja, a produção é quase 10 vezes maior que as demais culturas.
Sua introdução na Europa, por volta de 1570, fez com que a espécie fosse selecionada para tuberização em dias longos. Por volta de 1620, foi levada da Europa para a América do Norte, onde se tornou alimento popular. A partir de então, espalhou-se para muitos outros países. Existem controvérsias sobre a origem da batata.
A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem . A espécie começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação.
Muito embora algumas cultivares floresçam e produzam sementes, a batata cultivada é propagada vegetativamente por meio de tubérculos (clones). A propagação clonal possibilita que o vigor híbrido (heterose) obtido a partir de cruzamentos seja mantido em sucessivas gerações. O caule aéreo da batata é normalmente oco na sua parte superior.
Os frutos são biloculares do tipo baga, de cor verde, normalmente medindo de 2 cm a 3 cm de diâmetro, contendo de sementes por fruto. Muito embora algumas cultivares floresçam e produzam sementes, a batata cultivada é propagada vegetativamente por meio de tubérculos (clones).
O que acontece com Elizabeth em Quando Chama o Coração?
Como saber se o meu carregador de celular é bivolt?
Qual a principal função do botão tabela dinâmica no Excel?
Quais são os três tipos de velocidade da placa de rede?
Qual whisky mais caro no Brasil?
Qual a diferença entre Medicina do Trabalho e saúde Ocupacional?
Qual faz primeiro adição ou subtração?
Quais são os três princípios do Enterprise Design Thinking?
Qual a terapia mais eficiente?
Qual o valor do metro quadrado de mão de obra?
Quantos km o Gol 2014 1.0 faz por litro?
Como solicitar a bolsa permanência do Prouni?
Por que a água é um recurso ameaçado?
Quanto ganha aplicador Saresp 2021?
O que diz o artigo 5 do código de defesa do consumidor?