7) QUANDO O PAI TEM FILHOS DE MÃES DIFERENTES, COMO É FEITO O CÁLCULO PARA O PAGAMENTO DA PENSÃO? Não há uma forma de cálculo específica. O juiz, ao fixar o valor, deverá observar as reais necessidades do filho beneficiado e as condições socioeconômicas de quem paga a pensão.
A alteração da principal ocupação e da fonte de renda do alimentante, aliada à constituição de uma nova família e nascimento de outro filho enseja a redução da capacidade financeira do genitor e consequente redução da pensão alimentícia."
Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.
- Brasil há 6 anos. em um único processo, caso todos os seus filhos morem na mesma cidade, contrate um advogado ou defensor publico para ajuizar ação de oferta de alimentos para os quatro filhos, ofereça 8% da sua renda para cada filho.
Pai de dois ou mais filhos, só que mães diferentes, pode pagar o valor da pensão alimentícia diferente para cada filho. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que pensões alimentícias pagas por um pai a seus filhos podem ter valores distintos, quando os dependentes são frutos de relacionamentos diferentes.
Neste caso, ele deverá pagar pensão aos três filhos, todavia se deve observar a necessidade de cada um deles. Se todos são saudáveis e têm idades parecidas, o valor deve ser igual. Entretanto, se um deles tem alguma doença grave, entendemos que deve receber mais do que outros, pois necessita mais.
Portanto, também deve-se avaliar a necessidade e a possibilidade quando existem filhos de mães diferentes. Imagine agora que Joãozinho é pedreiro e ganha 1.500 reais por mês. Joãozinho tem três filhos com três mulheres diferentes. Neste caso, ele deverá pagar pensão aos três filhos, todavia se deve observar a necessidade de cada um deles.
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que pensões alimentícias pagas por um pai a seus filhos podem ter valores distintos, quando os dependentes são frutos de relacionamentos diferentes. A decisão, que foi tomada de forma unânime, levou em consideração a capacidade financeira das mães.
Faz mal jogar papel higiênico no vaso?
Quando é considerado diabetes tipo 2?
O que fazer para animar uma pessoa com depressão?
Quantas sessões de laser para não crescer mais pelo?
Como classificar uma atividade?
O que constitui um crime de desacato de autoridade e de um exemplo?
Porque ainda há esperança para a árvore?
O que pode queimar um microondas?
Quais os direitos do trabalhador com contrato por tempo indeterminado?
Qual o salmo para acabar com angústia?
Para que serve o propionato de clobetasol?
O que é o desenvolvimento de uma redação?
Como calcular depreciação de veículos usados?
Qual é a música mais cara do mundo?
É abusiva a inserção de cláusula solve et repete em contratos de consumo?