É uma operação singela, a princípio, materializada na equação “PC = RF x P”, na qual “PC” significa o valor da Perda da Chance, “RF”, o Resultado Final esperado, e “P”, a Probabilidade de concretização do resultado final – que será o coeficiente de redução. Sérgio Savi (2012, p.
que a perda de uma chance pode estar cumulada, inclusive, com pedido de danos materiais e/ou extrapatrimoniais (morais), decorrentes da violação do patrimônio ou mesmo da personalidade da vítima.
“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. ... Dentre esses pressupostos o que mais está relacionado com a teoria da perda de uma chance é o dano, pois sem o dano não há o que indenizar.
Na Perda de uma Chance o autor do dano é responsabilizado não por ter causado um prejuízo direto e imediato à vítima; a sua responsabilidade decorre do fato de ter privado alguém da obtenção da oportunidade de chance de um resultado útil ou somente de ter privado esta pessoa de evitar um prejuízo.
Nesse viés, se faz necessário diferenciar os lucros cessantes da perda de uma chance, uma vez que ambos se referem a algo que a vítima deixa de ganhar. ... A perda de uma chance decorre de uma violação a um mero interesse de fato, enquanto o lucro cessante deriva de uma lesão a um direito subjetivo.
No mesmo sentido, quanto ao dano decorrente da perda de uma chance ser certo, é o entendimento de Rafael Peteffi da Silva, que afirma que a teoria da perda de uma chance encontra o seu limite no caráter de certeza que deve apresentar o dano reparável.
Por isso, ao acionar o seguro, a seguradora deve fazer o cálculo de depreciação de bens segurados, que leva em consideração o VR (valor de risco) de cada bem. Ao apurar o valor da indenização, a seguradora deduzirá todas as depreciações do custo de reposição do objeto do sinistro.
Cabe à seguradora realizar o pagamento da indenização no prazo máximo de 30 dias após o sinistro. É seu papel também orientar o cliente sobre os procedimentos que devem ser tomados, os documentos que precisam ser encaminhados e fazer o acompanhamento dos prejuízos.
O artigo 781 do Código Civil menciona que a indenização não pode ultrapassar o valor do interesse do segurado no momento do sinistro. Isso quer dizer que a seguradora deve efetuar o pagamento da indenização levando em consideração o valor médio de mercado do bem na data do sinistro.
Para além desse direito, o trabalhador tem também o direito de receber os salários que deixou de receber desde que foi despedido, até a data em que a declaração de ilicitude seja feita pelo tribunal. Como calcular a indemnização por despedimento?
Qual suplemento que um hipertenso pode tomar?
Quanto ganha um médico no Canadá por mês?
O que significa 3 centímetro de dilatação?
Como organizar todas as contas?
Como saber se a pessoa está inchada?
Como Espinosa explica a questão dos afetos humanos?
Quais as partes de um plano de negócios?
O que significa a palavra UHT?
O que agrava o hipertireoidismo?
Como é pago o sábado trabalhado?
Qual a diferença entre representar e requerer?
O que é o sujeito indeterminado?