Medir o tamanho de um átomo é algo muito difícil porque a sua eletrosfera (região onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo) não possui um limite específico. Por isso, a forma mais comum é por meio do raio atômico, em que se considera o átomo como se ele fosse uma esfera (modelo atômico de Dalton).
152 pm
Oxigénio/Raio de Van der Waals
À medida que o número atômico aumenta (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico diminui. Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos.
Os átomos são incrivelmente pequenos e cada tipo tem um tamanho. Em média, têm cerca de 0,1 nanômetro de diâmetro.
Moléculas grandes, como as de glicose (açúcar) ou as dos aminoácidos que formam nosso DNA, têm cerca de 1nm de comprimento. Um décimo de nanômetro é chamado de angstrom (Å). O tamanho de moléculas pequenas como a molécula de água (H2O) é da ordem de uns poucos angstrons.
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).
120 pm
Hidrogênio/Raio de Van der Waals
O oxigênio é composto por átomos que apresentam número atômico (Z) igual a 8 e massa atômica igual a 16 u. Sendo assim, seus átomos apresentam: 8 prótons no interior do núcleo; ... Uma média de 8 nêutrons no núcleo do átomo.
Por conseguinte, não existe, nenhuma definição unica, ou nenhuma medida precisa do tamanho dos átomos porque a forma desta região do espaço atómico depende da energia do elétron e do momento angular. Mas para ter uma idéia do tamanho do átomo, os cientistas têm definido um raio atômico teórica.
O tamanho de um átomo é normalmente medido em angströns. Lembre-se de que: I angström equivale a 10-8 centímetro. a) O diâmetro médio do núcleo de um átomo fica entre 10-5 e 10-4 angström. b) O diâmetro médio da eletrosfera de um átomo é de 1 angström.
Vamos determinar o raio atômico (RA) dos átomos exemplificados na imagem. Para isso, basta dividir a distância entre os núcleos por 2:
Para determiná-la, é realizada uma média aritmética da distância entre os núcleos de dois átomos que formam uma substância simples, por exemplo. Vamos determinar o raio atômico (RA) dos átomos exemplificados na imagem.
Como consultar multas de trânsito de outros estados?
Como cadastrar o CPF na Receita Federal para aumentar o score?
Como filtrar por Cor no Sheets?
Como ver extrato detalhado no aplicativo da Caixa?
Tem como achar um drone perdido?
Como descobrir onde um arquivo foi salvo?
Como verificar código de barras?
Como saber se o artigo foi publicado em revista?
Como fazer a maquiagem durar mais pele oleosa?
Como saber se o Instagram está conectado em outro celular?
Como saber onde será a prova do Encceja?
Como deixar a página inicial do Word fixa?
Como receber mais viagens Uber?
Como improvisar um fixador de maquiagem?
O que fazer para fixar a cor da roupa?
Como faço para comprar terra pelo Banco do Nordeste?