Diferente de outras culturas, os maias não utilizavam o sistema decimal que, para eles, era incompleto. Voltando aos dedos: eles contavam com os dedos. Somando os dedos das mãos e dos pés, nós não temos apenas dez dedos, mas sim vinte! Daí formarem grupos de 20 para contar as coisas.
Ou seja, o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 200 = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 201 = 20 e assim por diante.
Resposta
os números maias na base vigesimal também podem ser decompostos em potências de 20 na forma de D*20² + E*20¹ + F*20º .
Por exemplo, o número doze é escrito usando dois pontos na horizontal sobre duas barras também horizontais como mostra o diagrama. O símbolo "" era usado até quatro vezes e o símbolo "–" era usado até três vezes.
254 = duas vírgulas, 5 parábolas, 4 traços em pé. 136 = uma vírgula, 3 parábolas, 1 cobra. 19 = uma parábola e 9 traços em pé. No sistema de numeração maia e babilônico, existe a representação apenas para o número 19, que você poderá ver nas imagens.
O sistema de numeração maia adotado pela civilização pré-colombiana dos Maias é um sistema de numeração vigesimal, ou seja, tem base vinte. Os numerais são representados por símbolos compostos por pontos e barras, sendo o zero a única exceção por ser representado pelo desenho de uma concha.
O número vinte e três pode ser representado pelo numeral XXIII ( no sistema romano ), pelo numeral 23 ( no sistema indo-arábico ) e de muitas outras maneiras. No sistema indo-arábico, sua prepresentação usou os algarismos 2 e 3, e no sistema romano usou os algarismos X e I.
De acordo com a história, os cálculos maias foram os primeiros a utilizar a simbologia do zero no intuito de demonstrar um valor nulo. Também é atribuído ao sistema de numeração Maia a organização dos números em casas numéricas.
Os historiadores chamam de maias um conjunto de tribos que viveu na região da América Central há cerca de 3.500 anos atrás. Assim como os egípcios, os maias eram muito voltados para a atividade agrícola. Por isso, eles desenvolveram e aperfeiçoaram algumas técnicas que ajudavam no cultivo, como canais de irrigação e utilização de adubos.
Os escribas maias usavam de modo pertinente as duas dimensões da página, distinguindo o espaço horizontal de separação dos constituintes de um número. Nesse contexto, não confundimos jamais os números “2”e “21”.
No decorrer da história existem relatos de vários sistemas de numeração elaborados pelas grandes civilizações. Os mais conhecidos são: egípcio, babilônico, romano, chinês, o nosso atual sistema denominado decimal ou indo-arábico, e o dos povos Maias.
Quando é porque a governança corporativa começou a ser utilizada no Brasil?
O que acontece se injetar anestésico na veia?
Qual é o filme mais assistido do Mundo 2022?
O que é objetividade jurídica de um crime?
Quais são os tipos de construção?
Como faço para ver e saber se passei no psicoteste?
Onde é fabricado o violino Stradivarius?
Como saber se uma pessoa tem dependência emocional em mim?
Quais as próteses de silicone mais seguras?
Onde fica a caixa de texto no Excel?
Qual curso fazer para trabalhar em escritório de advocacia?
Como transferir veículo adjudicação?