PASSIVO AMBIENTAL- É o valor monetário composto por: a) encargos financeiros e/ou jurídicos devidos à inobservância de requisitos legais; b) custos operacionais para atendimento às conformidades ambientais; c) custo de recuperação do dano ambiental; e d) indenizações pelos danos .
O passivo ambiental, como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio os quais constituem origens de recursos da entidade.
Um passivo ambiental origina-se quando uma entidade, em decorrência de suas operações, fica sujeita à obrigações legais ou reparatórias, em função do uso do meio ambiente (água, solo, ar) ou a geração de resíduos tóxicos.
“um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, de forma mais transparente possível, informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferentes usuários”.
O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais.
Já os passivos ambientais, são aquelas obrigações de curto e longo prazo que uma empresa assume para promover o melhoramento ambiental. Isso pode ser feito em forma de investimentos em ações. Tanto para amenizar quanto para extinguir danos causados por produção ou processos que geraram um impacto.
O que são passivos ambientais? Já os passivos ambientais, são aquelas obrigações de curto e longo prazo que uma empresa assume para promover o melhoramento ambiental. Isso pode ser feito em forma de investimentos em ações.
De maneira bem objetiva, quando falamos em passivo ambiental nos referimos aos resíduos produzidos por meio da atuação empresarial, isto é, o lixo que uma empresa produz.
De outra maneira, o passivo ambiental é as obrigações assumidas por um negócio, que podem ser espontâneas ou não, que objetivam proteger, recuperar e preservar o meio ambiente.
[EcoDebate] Ativos ambientais são os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental.
Para lidar com passivo ambiental da sua empresa é necessário identificar a área contaminada, o tipo de passivo e a gestão adequada para o passivo ambiental em questão. A identificação das áreas contaminadas vai depender da legislação elaborada pelo órgão ambiental competente da região em que sua empresa atua.
O IBRACON, segundo NPA 11 - Balanço e Ecologia, conceitua o Passivo Ambiental como toda agressão que se praticou/pratica contra o meio ambiente e consiste no valor dos investimentos necessários para reabilitá-lo, bem como multas e indenizações em potencial.
O passivo ambiental, como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio os quais constituem origens de recursos da entidade. Santos & Silva (2001) citam os seguintes exemplos de origens: ® Entidade - através de destinação de partes dos resultados (lucro) em programas ambientais.
Qual o papel da contabilidade no passivo ambiental? Diante do exposto, podemos concluir que a preocupação com a redução de impactos ambientais deve estar presente em todos os setores e projetos de uma empresa. Desse modo, não há como não observar o importante papel da contabilidade na concretização dessas ações.
Como fazer o cálculo de progressão de regime?
Quanto tempo dura a paixão de um homem?
Quantos pontos para subir de elo no lol?
Como são feitas as leis estaduais?
Como saber quantas linhas tem no Google Docs?
Como funciona o Sem Parar família?
Como ver a memória do celular Samsung?
O que são e como são classificadas as medidas preventivas em saúde?
Quando encaminhar gestante para alto risco?
Quais são as posições existentes no basquete?
Quais são as técnicas de treinamento?
Quais são as características da fotonovela?
Como saber quantas pessoas nasceram no mesmo dia que eu?
Como ganha na dezena da fortuna?
Como funciona o plano com aparelho da Vivo?
Como saber quantas calorias devo consumir?