Para um empacotamento do tipo CFC temos: (acfc)NaCl = 2(rNa + RCl) f.e.a. = 4(4r 3 /3) + 4(4R3 /3) / a3 NaCl f.e.a. = 16(r3 + R3 ) / 3.
fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.
A rede cúbica de corpo centrado é uma rede cúbica na qual existe um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal. Fator de empacotamento da CCC = 0,68.
Fator de empacotamento atômico (FEA)
representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.
21 curiosidades que você vai gostar
O empacotamento compacto com padrão de camada ABAB... onde A simboliza camadas que têm esferas diretamente acima uma das outras e igualmente para B, origina uma estrutura com uma célula unitária hexagonal, e é assim denominado empacotamento compacto hexagonal.
Ou seja, 74% desta célula unitária são efetivamente preenchidos por átomos, que é o valor máximo do índice de ocupação que pode ser conseguido quando se considera o átomo como uma esfera rígida de raio definido. Desta forma, o empacotamento da célula unitária CFC é o mais eficiente possível.
Os mais comuns empacotamentos esféricos de sistemas atômicos e seus fatores de empacotamento são: Cúbica de Corpo Centrado (CCC): 0,68. Cúbica de Face Centrada (CFC): 0,74.
Esta é uma célula unitária de uma estrutura cúbica de corpo centrado, ccc. Como visto, ela contém um átomo em cada vértice do cubo e um átomo em seu centro.
(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...
A célula unitária CFC, conforme representado na Figura 3.6c, possui o equivalente a quatro átomos por célula unitária. Aos oito octantes dos vértices corresponde um átomo (8 x 1/8 = 1), e os seis meios-átomos nas faces do cubo contribuem com outros três átomos, fazendo um total de quatro átomos por célula unitária.
Para a estrutura CCC (cúbica de corpo centrado), temos a que a relação entre o raio atômico e a aresta da célula é descrita pela fóumula . Para o cálculo do FEA – Fator de Empacotamento Atômico, devemos calcular a razão entre o volume ocupado por átomos na célula e o volume da célula unitária.
No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico.
A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.
Por conta disso, o cálculo é feito através do núcleo de dois átomos de um mesmo elemento químico. É necessário que eles estejam muito próximos um do outro, sem que haja ligações químicas. O raio atômico, portanto, é a metade da distância entre os dois núcleos desses átomos vizinhos no estado sólido.
CÚBICA DE CORPO CENTRADO (CCC)
A relação entre o raio atômico, R, e a aresta do cubo, a, é dada por: O número de átomos por célula unitária é igual a 2. O número de coordenação é igual a 8. Exemplos de metais CCC: Fe-α, cromo, tungstênio, molibdênio.
Assim, metais HC possuem menos números de sistemas de escorregamento, o que torna-os mais frágeis (menor ductilidade) do que os metais CFC e CCC, que possuem um número mais de sistemas de escorregamento, o que os tornam mais dúcteis.
– Cristalinos: compostos por átomos, moléculas ou íons arranjados de uma forma periódica em três dimensões. As posições ocupadas seguem uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas (de longo alcance). – Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance.
As estruturas cristalinas mais comuns em metais são: Cúbica de corpo centrado (CCC), na qual existe um átomo em cada vértice e um no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal.
A estrutura atômica é a estrutura que contém os átomos, podendo ser cristalina ou amorfa. A a estrutura cristalina é uma estrutura molecular organizada, onde os átomos se organizam a partir de um padrão que repete continuamente ao longo do material.
Empacotamento denso de esferas
Número de coordenação: é o número de esferas que cerca diretamente uma esfera central. Os empacotamentos densos hexagonal e cúbico são diferentes das células unitárias cúbicas. Se são utilizadas esferas de tamanhos diferentes, as esferas menores são colocadas em orifícios intersticiais.
empacotamento expandido para ânions, com cátions ocupando metade dos espaços tetraédricos. Cada íon Zn+2 é cercado por quatro íons S-2 e cada íon S-2 é cercado por quatro Zn+2 nº de coordenação (4,4). A estrutura do NaCl – SAL DE ROCHA Cada íon tem um número de coordenação igual a (6,6). Rede cúbica de face centrada.
Como podemos caracterizar a República da Espada?
Quais as consequências da Operação Condor?
O que o álcool faz com os neurônios?
Qual a função da barra de menus?
Como é calculada a taxa de evasão?
O que é posse injusta de boa fé?
Qual a importante função do jogo?
Pode tomar sol com vitamina C no rosto?
É possível pegar sífilis no sexo oral?
Quais são os problemas que pode identificar no ecocardiograma?
Qual é a base da alimentação da abelha rainha?
Qual a importância de se trabalhar a ludicidade na sala de aula?
Quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir?
Como fazer o processo de seleção?