Oleoduto é uma tubulação fechada que é utilizada para transportar petróleo e seus derivados.
O fluido é movido de um lugar a outro através de um sistema de pressão. Os oleodutos têm duas desvantagens: não se pode mudar o percurso nem parar o caminho.
Os oleodutos e gasodutos funcionam como verdadeiras artérias no interior da Terra e, através de extensas tubulações de aço e plástico, transportam gás e petróleo por todo o planeta.
De acordo com o Regulamento Técnico de Dutos Terrestres da ANP, toda tubulação que transporta hidrocarbonetos líquidos e outros combustíveis, como por exemplo, biodiesel, etanol ou diesel de forma sequencial em polidutos, são considerados oleodutos. ... Os oleodutos podem ser instalados em terra ou no mar.
Oleoduto é uma tubulação fechada que é utilizada para transportar petróleo e seus derivados.
Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, álcool, gás e produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas, sendo então denominados como oleodutos, gasodutos ou polidutos.
31 curiosidades que você vai gostar
Classificação dos transportes dutoviários
Gasodutos: transporte de gases, por exemplo, gás natural e dióxido de carbono. Oleodutos: transporte de substâncias derivadas e não derivadas do petróleo, por exemplo: combustível, gasolina, álcool, dentre outros. ... Carbodutos: transporte de carvão mineral.
Significado de Gasoduto
substantivo masculino Canalização, a longa distância, de gás natural ou gás de coque. Etimologia (origem da palavra gasoduto). Gaso + duto.
O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. O gasoduto Bolívia-Brasil transporta o gás proveniente da Bolívia para atender os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Irmãos Nobel construíram o primeiro oleoduto na região do Mar Cáspio.
Gás Natural e GLP
Esta rede de dutos é administrada pela PETROBRAS, COMGAS, GÁS BRASILIANO e GÁS NATURAL. ... O GLP é composto basicamente por propano e butano, gases altamente inflamáveis.
O transporte dutoviário é aquele em que se utilizam dutos e canos cilíndricos ocos em espécies de tubulações que formam linhas chamadas de dutovias, que são utilizadas para o transporte dos produtos de um ponto ao outro.
O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e “empurra” o fluido para o ponto de menor pressão. ... Ao longo do gasoduto, estações de compressão ajudam a recuperar a pressão perdida pelo caminho.
Os produtos mais transportados nesse seguimento são: minérios, petróleo e gás natural. A implantação do transporte em questão apresenta duas vertentes, sendo uma positiva e outra negativa.
Esse conjunto de tubulações é chamado de gasoduto, um sistema exclusivo para fazer o transporte do gás natural de um lugar para outro. Os gasodutos são subterrâneos e construídos com tubos de diâmetro elevado com capacidade para operar em alta pressão.
Com 980 quilômetros de extensão, o Osbra (Oleoduto São Paulo-Brasília), o maior poliduto existente no País - completa uma década de atividades.
O transporte do petróleo até as refinarias e indústrias é feito por meio de oleodutos, gasodutos, navios-petroleiros e terminais marítimos.
3.7 Transporte dutoviário
A história do transporte dutoviário no Brasil teve início com o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), criado em 29 de abril de 1938 pelo presidente Getúlio Vargas.
Na legislação vigente, há cinco classificações específicas para um duto que movimente gás natural: (i) escoamento; (ii) transferência; (iii) transporte; (iv) integrante de terminal de GNL; e (v) distribuição.
O oleoduto Bacu-Tiblíssi-Ceyhan (BTC) leva petróleo de Bacu, no mar Cáspio, passando por Tiblíssi na Geórgia, até o porto de Yumurtalik, em Ceyhan, na porção do território da Turquia junto ao Mar Mediterrâneo.
O transporte do gás natural de suas jazidas até as áreas de consumo realiza-se através de tubos de aço subterrâneos chamados de gasodutos de transporte. ... A partir desses pontos, é realizada a distribuição de gás natural em pressões mais baixas pela Sulgás até seus clientes.
A distribuição do gás natural comprimido aos postos de combustíveis distantes de gasodutos é uma das faces do mercado do GNV. ... O gás comprimido é transportado em carretas feixe podendo haver pequenas estocagens.
O Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) é de suma importância para o desenvolvimento e economia do Brasil. ... O Gasoduto Bolívia-Brasil opera em alta pressão e possui 15 estações de compressão que mantêm a pressão do gás natural nas condições ideais para o transporte.
Os gasodutos são tipicamente posicionados em seções elevadas do terreno ou enterrados, conforme observado na Figura 2, e são construídos com aço carbono sem costura submetido a tratamentos superficiais, uma vez que precisam de alta durabilidade e segurança, pois o gás natural é altamente inflamável e, em condições de ...
O Rio de Janeiro é o principal estado produtor de gás natural, respondendo por mais da metade da produção nacional, fruto do acentuado crescimento nos últimos anos.
Como recusar um convite por escrito?
Quanto tempo de recuperação após cirurgia de catarata?
Como saber com quanto tempo de gravidez estou?
Como cancelar minha conta no twitter?
Quanto custa a mensalidade da faculdade de psicologia?
Quanto custa um bulldog inglês?
O que precisa fazer para ir para os estados unidos?
O que é satoshi e quanto vale?