B. 1. Campo de uma esfera condutora
Condutor esférico: a carga elétrica e uma esfera condutora, em equilíbrio eletrostático e isolada de outras cargas, distribui-se uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica. Seja R o raio da esfera e d a distância do centro da esfera até o ponto onde se querem o campo elétrico E e o potencial V.
O campo elétrico dentro de uma esfera oca carregada uniformemente é nulo.
e) Quando um condutor esférico e maciço e eletricamente carregado se encontra em equilíbrio eletrostático, o potencial elétrico no interior do condutor é nulo.
Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.
Condutor em equilíbrio eletrostático. Dizemos que um condutor está em equilíbrio eletrostático quando no seu interior não há movimento ordenado de seus elétrons livres, isto é, não há correntes elétricas.
Em condutores carregados, o campo elétrico interno é sempre nulo. ... Em virtude desses dois fatores, nos materiais condutores, todas as cargas elétricas em excesso sempre ocupam a superfície do material, de modo que não haja desequilíbrio de cargas elétricas no interior do condutor.
Cargas elétricas modificam as propriedades elétricas do espaço à sua volta, causando um campo elétrico. ... Esse campo é que vai interagir com outra carga elétrica, produzindo força de atração ou de repulsão.
O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada pode ser calculado considerando que toda sua carga esteja concentrada em seu centro. ... Nessa situação, o campo elétrico e a força elétrica dentro dessa esfera são nulos. O campo elétrico (E) no interior da esfera eletrizada é nulo. Não pare agora...
Campo elétrico é definido como a força elétrica por unidade de carga. A direção do campo elétrico define a direção da força elétrica que surge entre duas cargas.
Se quiser saber mais sobre o cálculo do campo elétrico gerado por mais de uma carga, acesse: Campo elétrico gerado por várias cargas. Podemos calcular o campo elétrico produzido no vácuo por uma carga pontual com a seguinte equação:
Observamos que quando a carga fixa que gera o campo é negativa, o sentido do vetor campo elétrico também não depende do sinal da carga de prova. Sendo assim, uma carga fixa negativa gera um campo, ao seu redor, de aproximação. O valor da i ntensidade do campo elétrico pode ser encontrado através da seguinte fórmula:
Relação entre campo elétrico e tensão elétrica (ou diferença de potencial) Quanto mais próximos estivermos de uma fonte de campo elétrico (carga positiva), maior será o potencial elétrico na região. De forma similar, quanto mais próximos estivermos das cargas negativas (sumidouros de campo elétrico), menor será o potencial elétrico.
Como encontrar empresas para investir?
Qual é a relação do homem com a sociedade?
Quando começou o desenvolvimentismo?
Qual o traço mais importante da tradição grega para o direito?
Como o aluno entra no Google Classroom?
Qual a importância da administração financeira na vida de uma empresa e na nossa vida pessoal?
Como os dados são armazenados em um disco rígido?
Como investir em bolsas de valores internacionais?
Como se comemora o Dia do Trabalho no Brasil?
Como o dirigível controla a subida e a descida?
Como instalar certificado digital em iPhone?
Que desculpa dar para não ir a um encontro?
Como calcular a idade gestacional enfermagem?
Como saber se uma lagartixa morreu?
Como o esporte pode melhorar a vida das pessoas?
Quais são as ações que podem ser tomadas nesses cultivos para evitar a degradação do solo?