Para Calcular o Décimo Terceiro ( 13º Salário ) proporcional é preciso dividir o salário bruto por 12(doze meses; um ano) e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados.
O cálculo deve ser feito da seguinte forma: O empregador deve calcular 1/12 do salário do colaborador a cada mês; Multiplica-se o resultado pelo total de meses de trabalho válidos daquele ano; O colaborador recebe o décimo terceiro em duas parcelas ao longo do ano.
De modo geral, para calcular o décimo terceiro você precisa dividir seu salário bruto por 12, multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados e descontar o imposto de renda e o valor do INSS.
Para fazer o cálculo do 13º proporcional
Divida o salário bruto por 12.
Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até outubro – o cálculo é sempre feito até outubro porque a primeira parcela é paga em novembro e o empregado que começou a trabalhar em novembro não recebe o benefício.
Pegue o valor médio do seu salário bruto e divida por 12 (quantidade de meses do ano); Feito isso, multiplique o resultado pela quantidade de meses em que você trabalhou este ano; Por fim, calcule 50% do valor para encontrar o valor de cada parcela do 13º (vale lembrar que terá descontos na segunda).
28 curiosidades que você vai gostar
Se o trabalhador recebe um salário mínimo, seu 13º será de R$ 1.100 – sem os descontos. Supondo que esse seja o seu salário, mas ele trabalhou por 10 meses, a conta é a seguinte: 1100 (salário mínimo) / 12 (número de meses do ano) = 91,666 (valor que o trabalhador tem direito a cada mês trabalhado.
A primeira parcela do 13º salário dos segurados do INSS corresponde a 50% do valor do benefício.
2º Para os empregados que recebem salário variável, a qualquer título, a gratificação será calculada na base de 1/11 (um onze avos) da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até novembro de cada ano. A esta gratificação se somará a que corresponder à parte do salário contratual fixo.
Após a soma dos valores recebidos ao longo do ano, o sistema vai dividir o valor encontrado por 11 (referente aos meses com média), após vai dividir este valor por 12 (referente a 12 avos de 13° ) e multiplicar pelos avos que o funcionário tem de direito .
Vamos supor que você tenha sido admitido em uma nova empresa e já completou 3 meses e 15 dias de experiência. Nesta condição, o seu décimo terceiro será calculado proporcional à 4 meses de trabalho (já que 15 dias equivale a 1 mês). Ou seja, 4/12 de seu salário serão considerados no cálculo.
Todo trabalhador que tenha carteira assinada, que tenha no mínimo 15 dias trabalhados no mês. São eles: trabalhadores rurais, urbanos, avulsos, domésticos e até mesmo aposentados e pensionistas do INSS tem direito ao décimo terceiro.
Para calcular horas extras ou adicional noturno, some todas as horas feitas, divida pelo número de meses trabalhados até novembro e multiplique esse valor pelo custo da hora extra ou do adicional noturno.
O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do benefício devido no mês de maio de 2021, foi paga com os benefícios dessa competência – de 25 de maio a 8 de junho. A segunda parcela está sendo paga junto com os benefícios da competência do mês de junho de 2021 – de 24 de junho a 7 de julho.
O cálculo do décimo terceiro salário é feito da seguinte forma: divide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adicionais noturno e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação.
MÉDIA = (((TOTAL VARIÁVEL/Nº AVOS)/12) x Nº AVOS)
Esta é, portanto, a forma de se calcular a média de verbas variáveis, quando o empregado fizer jus a férias proporcionais, 13º salário proporcional, ou aviso prévio quando tiver menos de 12 meses de serviços na mesma empresa.
Para fazer o cálculo do 13º salário sobre as comissões, é necessário somar todas os valores de comissões recebidos durante o ano inteiro e depois, dividir pelo número dos meses trabalhados até Novembro e adicionar o valor ao décimo terceiro.
Há duas maneiras de calcular e dividir a remuneração variável: Distribuição – Neste caso, o saldo líquido que a empresa alcançou em determinado período pode ser dividido entre os seus colaboradores. O valor individual depende da sua participação e relevância do cargo dentro do negócio. Não há um valor especificado.
Antecipação do 13º salário
O pagamento será feito em duas parcelas. A segunda parcela será paga 30 dias depois da primeira parcela entre 24 de junho e 7 de julho. Geralmente, a primeira parcela do benefício é paga em julho. Neste ano, foi antecipada novamente por conta do coronavírus.
O Projeto de Lei (PL) nº 4.367, de 2020, que dispõe sobre o pagamento do 14º salário do INSS foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados esta semana. Desta forma, crescem as expectativas dos aposentados e pensionistas sobre o início dos pagamentos.
A legislação trabalhista também diz que deve ser computado como mês trabalhado aquele com 15 dias ou mais de atuação. Como a medida, em 2021, tem duração máxima de 120 dias, pessoas que ficaram até 4 meses sob estas condições podem ter um desconto proporcional do 13º salário de aproximadamente um terço do valor.
O cálculo do adicional noturno por hora pode ser feito a partir da divisão do salário base pelas horas trabalhadas ao mês. Assim, basta dividir o valor do seu salário pela carga horária, descobrir o valor pago por hora e somar 20%.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS? Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
O cálculo do décimo terceiro salário é feito da seguinte forma: divide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adicionais noturno e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação.
O Décimo Terceiro Salário é uma gratificação instituída no Brasil, que deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano, no valor corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado. O cálculo é feito por mês trabalhado ou fração do mês igual ou superior a 15 dias.
Para começar, ele tem direito a férias remuneradas e 13º salário, direitos concedidospela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). ... “Seja um profissional que trabalhou 4 meses e outro que trabalhou 4 anos, ambos têm os mesmos direitos", explica Carolina Silva, coordenadora de RH da Luandre.
Como funciona uma plataforma de EAD?
Como é dividida a prova da UFRGS?
Como usar filtro de outras pessoas no Instagram?
Como funciona a máquina a vapor Brainly?
Qual profissional faz fototerapia?
Como funciona um módulo amplificador de som?
O que vale como horas complementares Unip?
Como usar o foil na Silhouette?
Como são formadas as redes urbanas?
Como usar fontes no Photoshop sem baixar?
Como usar fermento biológico itaiquara?
Como funcionam os motores corrente contínua sem escovas?
Como usar formas de silicone no forno elétrico?
Como funcionam as senhas da vaquejada?
Como agem os anestésicos locais?