TITULOMETRIA REDOX As titulações por oxi-redução baseiam-se em reações de oxidação e redução, ou seja, reações de transferência de elétrons. Nestas reações existem espécies oxidantes (removem elétons) e espécies redutoras (doam elétrons).
Uma titulação redox é uma titulação na qual o analito e o titulante reagem por meio de uma reação de oxidação-redução. Da mesma forma que nas titulações ácido-base, o ponto final de uma titulação redox é frequentemente detectado usando-se um indicador.
As curvas de titulação redox são traçadas locando-se o potencial do sistema em função do volume do titulante. Uma vez que o potencial do sistema é uma função logarítmica da concentração (ou razão da concentração), a forma da curva é a mesma das outras titulações.
Usado principalmente na fabricação de corantes e na estabilização de explosivos) foi um dos primeiros indicadores de oxirredução a ser usado e teve sua maior aplicação na sinalização do ponto final na titulação de ferro (II) com dicromato de potássio.
Ponto de Equivalência Caracterizado por brusca mudança do Potencial de Redução. Ponto Final A detecção do ponto final pode ser feita por 3 métodos: 0 Visualmente sem adição de indicadores: quanto o titulante apresenta coloração, um ligeiro excesso é responsável pela mudança de coloração do meio.
41 curiosidades que você vai gostar
O ponto estequiométrico, de equivalência ou final teórico de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação (volume exato em que a substância a ser determinada vai ser titulada). Não pode ser determinado experimentalmente.
No ponto de equivalência, como a quantidade de mols de ácido e base serão iguais, o pH será 7, visto que toda [H+] reagirá com toda a [OH-] formando água, a qual possui uma Kw = 1.10-14, que confere uma [H+] = 1.10-7, o que implica em pH = 7,00.
Tipos de Volumetria: Neutralização, Precipitação, Complexação e Oxi-redução.
Exemplo: essa análise é usada para determinar a concentração de NaOH (hidróxido de sódio) que é uma base, através de uma solução padrão de H2SO4 (ácido sulfúrico) que é ácida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As reações de oxirredução são usadas para dosar soluções.
Análise volumétrica ou volumetria é um procedimento laboratorial em que utilizamos certo volume de uma solução de concentração conhecida para determinar a concentração de outra solução.
Um indicador redox (também chamado um indicador oxidação-redução) é um indicador que passa por uma definida mudança de cor a um potencial de eletrodo definido.
A detecção do ponto final em titulações permanganométricas é feita por meio do próprio agente oxidante, intensamente colorido de púrpura. , dissolvidos em 100,0 mL de solução ácida, dá uma cor perceptível o suficiente para indicar o ponto final da grande maioria das titulações empregando permanganato.
Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador.
Tipos de titulaçãoTitulação ácido-base.Titulação por complexação.Titulação por redução-oxidação (redox)Titulação por precipitação.
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.
Análise Volumétrica é aquela que permite determinar a concentração de uma solução, este processo se baseia na medida dos volumes das soluções reagentes. A Análise Volumétrica tem seu princípio na relação entre a Solução padrão e a problema, é possível dosar uma solução através de outra com concentração conhecida.
O cálculo da quantidade de substância ou obtenção da concentração do analito pelo volume gasto de titulante ( diferença do: volume final – volume inicial , - na bureta) é chamado de análise volumétrica.
Titulometria por oxirredução
Normalmente utiliza-se soluções argentimétricas, como a solução padrão de nitrato de prata e uma solução de tiocianato de potássio ou amônio.
Três indicadores são importantes em titulações argentimétricas: (a) o íon cromato - empregado no Método de Mohr, (b) adsorção - empregado no Método de Fajans e (c) ferro (III) empregado no Método de Volhard.
Os métodos titulométricos são procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida pelo analito. Envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito.
O caminho percorrido é normalmente o observado na figura abaixo, onde temos as operações usuais na volumetria: pesagem, solubilização, elevação da solução anterior a volume definido, retirada de alíquota e titulação com a bureta.
No ponto de equivalência, o pH é dado pela solução do sal (neste caso o pH = 7) caso, o pH = 7). Após o ponto de equivalência, o pH é dado pelo ácido forte em excesso logo o pH < 7 excesso, logo, o pH < 7.
Cálculos de Titulação
1º passo: Calcular o volume gasto na titulação. 2º passo: Calcular o número de mols de NaOH utilizados na titulação. 3º passo: Interpretar a estequiometria da reação. Pela estequiometria, para a reação ocorrer 1 mol de base deve reagir com 1 mol de ácido.
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação.
Quem tem gordura no sangue pode comer ovo?
Qual a diferença do Redmi para o Redmi Note?
Como faço para saber se o documento do veículo está pronto?
Como ter um perfil de sucesso no Instagram?
Pode apresentar contestação antes da citação?
Qual emoji representa fisioterapia?
O que é o principal condutor do veículo?
Quais são os produtos derivados?
Como eram as geladeiras de antigamente?
O que é tipologia de uma obra?
Qual é a polícia mais forte do mundo?
Quantas roupas levar para uma viagem de 7 dias na praia?