O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Este é o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde para avaliar o estado nutricional do indivíduo.
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Mas, de forma geral, mulheres adultas devem ter aproximadamente 25% a 30% de massa magra — normalmente, quanto mais alto o valor, mais saudável o organismo está e mais fácil será manter o peso ideal. Já para os homens adultos, considera-se que é saudável ter uma média de 33% de massa magra.
“Com todas essas coisas consideradas, o homem médio pode ganhar cerca de um a dois quilos de músculo por mês e a mulher média até meio quilo por mês”, disse Jacobchick.
A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.
25 curiosidades que você vai gostar
Como calcular IMC
IMC = Peso dividido pela altura ao quadrado ( peso/altura²) ; ou peso dividido pela a altura vezes a altura ( peso ÷ (altura x altura)).
Valores entre 18-24 kg/m² para mulheres / 18-25 kg/m² para homens – consideradas IMC de pessoas normais. Entre 25-30 kg/m² – consideradas pessoas com sobrepeso. Valores entre 35-40 kg/m² – pessoas com obesidade moderada. Valores > 40kg/m² – pessoas com obesidade grave.
1,70 m corresponde a 170 centímetros. O “peso” ideal de uma mulher que tem 1,70m de altura é 60 Kg.
O cálculo do peso ideal é feito da mesma forma para todas as faixas etárias e utiliza o peso e a altura: divide-se o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. O que muda é a interpretação do resultado dessa conta. Assim, um adulto de 1,75 m que pesa 67 kg tem IMC 21,88, considerado adequado.
Por peso normal entende-se o peso natural ou ideal de uma pessoa dependendo da idade e do sexo. Para as mulheres, é desejável ter um índice de massa corporal entre 19 e 24, enquanto para os homens o IMC deve situar-se entre 20 e 25.
De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos.
IMC = peso / (altura x altura)
O peso deve estar em kg e a altura em metros, e o resultado é dado em kg/m2.
Quanto maior o IMC, mais riscos ela traz para a saúde: obesidade Grau I — o IMC está entre 30,0 e 34,9; obesidade Grau II — o IMC está entre 35 e 39,9; obesidade Grau III ou mórbida — o IMC está acima de 40,0.
De acordo com a calculadora criada pelo CDC para medir o número de massa corporal, adultos com IMC de 18,5 a 24,9 estão na faixa normal, de 25 a 29,9 estão acima do peso, e com mais de 30 já são considerados obesos. Um IMC de 40 ou mais, às vezes, é classificado como obesidade “extrema” ou “grave”, diz o CDC.
IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, seu IMC está acima do recomendado para a sua altura. Para atingir um valor de IMC normal, seu peso deve estar entre 55.4 e 74.5 kg.
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Ele aponta se o peso está adequado ou se está abaixo ou acima do peso.
IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I. IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II. IMC acima de 40: obesidade grau III.
O Índice de Massa Corporal, ou IMC, é um indicador para saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso ideal.
...
Faça uma reeducação alimentar. Maus hábitos alimentares estão entre os principais causadores da obesidade. ... Pratique exercícios físicos. ... Consulte um médico. ... Tenha o suporte de um nutricionista. ... Evite o sedentarismo.
Fora isso, o estudo revelou que um IMC maior foi, sim, associado a uma propensão para o diabete tipo 2. O importante, portanto, é não se deixar levar pela conclusão de uma simples conta e, se for o caso, buscar informações junto a um especialista.
O IMC apresenta uma série de limitações.
Tem mais depois da publicidade ;) O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
Classificação do IMCAbaixo do peso: IMC abaixo de 18,5.Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9.Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9.Obesidade Grau I: IMC entre 30 e 34,9.Obesidade Grau II: IMC entre 35 e 39,9.Obesidade Grau III: IMC acima de 40.
O IMC não leva em conta a quantidade de gordura na região da barriga. A gordura abdominal aumenta os riscos de uma série de doenças, uma vez que a gordura periférica, ou a gordura abaixo da pele, é considerada menos arriscada.
Quanto o Facebook sabe sobre mim?
Quais são os benefícios de uma cooperativa?
Como calcular o metro quadrado do imóvel?
Como funciona o sistema de transporte público no Brasil?
Qual é o ponto certo da carne de churrasco?
Qual o sistema de ensino Anglo?
Como liberar a memória RAM do seu Android?
Como saber o valor da sua conta de LoL?
O que significa fazer um rateio?
Como era o sistema do colonato?
Como funciona a propulsão de um foguete?
Como funciona o sistema de aquecimento à vácuo?
O que é registro de matrícula escolar?
O que acontece com o Castiel na 10 temporada?
Como saber qual a palavra mais pesquisada no Google?