Para promover o uso racional da energia reativa excedente, é necessário calcular o fator de potência. Seu cálculo consiste na divisão da energia potência ativa pela potência total ou aparente do sistema.
A energia reativa, medida em kVArh, é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos com a finalidade de formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento.
A energia reativa não é cobrada na fatura de energia, pois ao contrário da ativa ela não realiza trabalho, entretanto caso o fator de potência esteja abaixo de 0,92 seu excedente é cobrado a título de multa, conforme resolução 414 da ANEEL. ... Esta diferença é cobrada a título de multa por baixo fator de potência.
O que é a energia reativa excedente? ... O problema é que esta energia reativa precisa ser a menor possível pois, quando excessiva, requer condutores de maior seção, transformadores de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimento e quedas de tensão.
Tudo isso é calculado pela expressão FP=kW/kVAr. Isso significa que o fator de potência é o que indica se o equipamento está operando com eficiência e aplicando energia elétrica de forma correta por um equipamento ou circuito.
Equipamentos elétricos que usam bobinas, tais como, transformadores, motores elétricos, fornos a arco, fornos de micro-ondas e reatores de luminárias fluorescentes são responsáveis pela geração da energia reativa indutiva, a qual não é consumida, não realiza trabalho, mas transita pelos cabos de transmissão.
É um índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética. O fator de potência indutivo significa que a instalação elétrica está absorvendo a energia reativa. ...
A energia reativa é medida em kVArh e, ao contrário da energia ativa, é o componente que não realiza trabalhos propriamente ditos, mas é consumida pelos equipamentos para formar os campos eletromagnéticos necessários para funcionarem.
Consumo de Energia Reativa Excedente Grandes transformadores alimentando pequenas cargas por muito tempo; Lâmpadas de descargas (de vapor de mercúrio, fluorescente, etc.) sem correção individual do fator de potência; Grande quantidade de motores de pequena potência.
A energia reativa indutiva é aquela consumida pelo cliente e que é cobrada pelas concessionárias. Seu funcionamento se dá através da geração de campo magnético. É a energia reativa em si. Já a energia reativa capacitiva é aquela que retorna à rede elétrica externa.
Entonces cabe preguntarnos: si la energía reactiva no se consume: ¿Por qué se penaliza cobrándose un recargo en la factura de la luz?
A la energía activa y reactiva, se le suma un tercer elemento, la energía aparente que es una suma geométrica de las dos anteriores. Cuanto más parecido sea el valor de energía activa y de energía aparente, menor energía reactiva, evitando así la penalización de esta.
De igual forma, la energía reactiva circula por las redes eléctricas, obligando a diseñarlas de mayor tamaño, sin aportar ninguna utilidad, como puede apreciarse en esta jarra de “cerveza ecológica” ;).
Como saber se você está namorando?
O que fazer quando a pessoa está com raiva de você?
Como saber se a pessoa está comigo por conveniência?
Quando o cachorro se intoxica?
Como saber se um homem ama você?
Como saber se ele vai ser um bom namorado?
Como descobrir se estão mentindo?
Como o átomo foi interpretado por Rutherford?
Como saber se ele não é pra mim?
Como saber se estou usando a placa de vídeo?
Como saber se ele está apegado a mim?
Como saber que a camisa da Lacoste e falsa?
Como saber se ele tem interesse em mim?
Qual a importância da qualidade no atendimento prestado pela secretaria?
Como saber se ele só quer se aproveitar?
Como um ácido pode ser caracterizado quimicamente *?