Basta pegar uma amostra, medir a temperatura e inserir o densímetro para fazer a leitura da densidade. Antes de fazer a leitura, lembre-se de colocar a proveta em uma superfície plana e se certificar que o densímetro não está tocando as paredes da proveta. Alinhe seus olhos com o nível do mosto e faça a leitura.
A maioria das cervejas apresentam uma densidade inicial (OG – original gravity), medida antes da inoculação do fermento, entre 1.035 a 1.060 (se você é como nós e adora fazer cervejas extremas, a densidade inicial pode extrapolar facilmente 1.100).
Para usá-lo deve encher uma proveta (existem de 1ml disponíveis no mercado) com o seu mosto e introduzir o densímetro, deixando-o flutuar até estabilizar em um número, que é a sua leitura final e, portanto, sua densidade.
O que você pode fazer para corrigir a densidade do seu mosto? Uma opção é você ferver por mais alguns minutos o seu mosto, monitorando sempre a densidade enquanto o mosto ferve. Isso vai gerar uma maior evaporação da água do mosto, aumentando sua densidade até chegar ao valor esperado (nesse exemplo 1.054).
A Densidade Inicial (também conhecida como Original Gravity ou OG) será medida logo após o resfriamento do mosto (após a fervura), e antes da inoculação das leveduras. basta encher a proveta até um pouco menos do que sua capacidade total e colocar o densímetro dentro.
Quer corrigir o OG do seu mosto? O extrato de malte tem amplo uso na industria cervejeira, e a maneira mais prática de corrigir é o aumentar açúcares fermentescíveis do mosto primário. O extrato é adicionado ao mosto para aumentar a densidade e, com isto, produzirmos uma cerveja mais forte.
Os densímetros são calibrados na fábrica normalmente à temperatura de 20°C sendo, portanto, necessário fazer a correção da leitura que você mediu, caso a temperatura do seu mosto esteja acima ou abaixo de 20°C. A diferença entre a sua medição e a densidade corrigida pode ser considerável! Quer ficar sempre atualizado?
O densímetro vai te auxiliar na medição da densidade original (OG) e densidade final (FG) do seu mosto. Uma pequena amostra de mosto. Basta pegar uma amostra, medir a temperatura e inserir o densímetro para fazer a leitura da densidade.
Basta você verificar a temperatura do seu mosto, verificar o valor de correção da tabela e somar ao valor da sua leitura. Se você, por exemplo, fazer a medição de uma densidade de 1.050 kg/m³ e a temperatura de 73°C, a sua densidade corrigida será de 1.072kg/m³.
Se você, por exemplo, fazer a medição de uma densidade de 1.050 kg/m³ e a temperatura de 73°C, a sua densidade corrigida será de 1.072kg/m³. Uma sugestão é que você separe pelo menos uma amostra, abaixe a temperatura até 20°C e faça a medição para confirmar que a sua correção da leitura de densidade está correta.
Como saber se tenho dívida Carmica?
Quem tem tendência a queloide pode fazer tatuagem?
Qual o objetivo da propaganda eleitoral?
Como cuidar de uma torção no joelho?
Como começar uma startup do zero?
O que faz trincar o cabeçote da XRE?
Porque aparece conta não localizada no Caixa Tem?
O que pode acontecer em uma crise de ansiedade?
Como declarar Pgdas Simples Nacional?
O que é qualidade na construção civil?
Como gerar a guia do FGTS na sefip?
Como saber se preciso declarar Imposto de Renda em 2021?
Como extrair coordenadas do TrackMaker?
O que fazer para garantir a permanência do aluno na escola?