As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas. Interpretação da oração: As candidaturas poderão ser orais.
Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa.
Entenda quando usar em quanto
Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?
Significado de E
conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função. Indica adição: pai e mãe extremosos. Indica oposição: falou muito, e não disse nada. Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.
Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.
18 curiosidades que você vai gostar
1. Licença; permissão. 2. Desculpa; indulgência; perdão.
A forma correta de escrita da locução é de vez em quando: De vez em quando rio.
Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).
O que é classe gramatical:
As classes gramaticais variáveis são conhecidas por: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo e artigo. Já as classes gramaticais invariáveis são constituídas pelo: advérbio, conjunção, interjeição e as adposições (proposição, posposição e circumposição).
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
[...] [se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa: Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo. ... Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.
Sinônimo de ou ou então. Exemplo: Vou de carro ou de táxi. ... ou...ou, ora... ora, já... ... talvez, quiçá, quem sabe, possivelmente, eventualmente. ... isto é, ou seja, ou melhor, quer dizer, digo, melhor dizendo, assim dizendo, em outras palavras, em outros termos, de outra maneira, de outro modo, por outra forma.
1. Indica alternativa ou opcionalidade (ex.: ver um filme ou ler um livro). 2. Indica consequência derivada da irrealização de algo (ex.: despacha-te ou não vamos chegar a tempo).
Os substantivos indicam alguma coisa. Os adjetivos indicam como é essa coisa. Os verbos indicam o que essa coisa faz.
Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras, podendo modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.
As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.
...
Exemplos de frases com conjunção:Vou, mas não volto.Portanto, não sei o que fazer.Dançar conforme a dança.
A classe gramatical também é chamada de classe de palavras e se divide em variáveis e invariáveis. Palavras variáveis são aquelas que sofrem modificações: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral. Palavras invariáveis são aquelas que não se modificam: preposição, conjunção, interjeição e advérbio.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.
7 sinônimos de de vez em quando para 1 sentido da expressão de vez em quando: De quando em quando: 1 às vezes, de quando em quando, de quando em vez, de tempos a tempos, de tempos em tempos, ocasionalmente, por vezes.
Significado de esporádico: Algo que acontece de vez em quando.
Eu cá fico a pensar o que seria isso de "de vez em nunca...", deve ser uma forma carinhosa espinhenta* de dizer que alguém manda poucas mensagens, mas convenhamos são poucas mas são boas.
Acto de dobrar o joelho ou de ajoelhar. Plural: genuflexões. Plural: genuflexões.
Onde fica Os fusíveis reserva?
Como remover manchas difíceis de roupa branca?
Qual é a classificação dos fonemas?
Como saber se a lente está no olho errado?
Qual o bioma que sofre mais desmatamento?
Que pomada usar para assadura na virilha?
Qual a melhor tartaruga doméstica?
O que diz o artigo 292 do CPC?
Qual remédio não pode tomar depois do botox?
Como calcular comprimento da rampa?
Pode viajar no primeiro trimestre da gravidez?
Quanto tempo dura o suor da menopausa?
O que ajuda na recuperação muscular?
Como saber o valor do dissídio?
Qual o peso de um edredom de casal?
Qual Estado mais seguro do Brasil 2021?