Menor chance de contágio Confira as recomendações: As máscaras devem ter um tamanho adequado para cobrir o nariz e boca e devem se ajustar corretamente ao rosto, de forma que não haja folgas entre o tecido e a pele.
A partir desta quarta-feira (9), o uso de máscara não é mais obrigatório em espaços abertos no estado de São Paulo, inclusive nas escolas da rede pública e privada. A medida foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva nesta quarta (9).
Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.
Não é obrigatório o uso de talheres, pratos e copos descartáveis. A limpeza com água e sabão é suficiente para eliminar o vÃrus da superfÃcie dos utensÃlios. Lavadoras automáticas também fazem essa função.
• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vÃrus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfÃcies e podem pegar carregar o vÃrus.
• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
16 curiosidades que você vai gostar
A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.
• Minimizar o contato com os outros moradores da residência
• Não dividir utensÃlios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
• Higiene constante do ambiente e das mãos
• Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa
Se compatÃvel com a idade, os pais ou responsáveis podem manter o aprendizado da criança on-line, seguindo as orientações da escola.
Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.
Os vÃrus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfÃcies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vÃrus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.
Em máquina de lavar comum. A lavagem no tanque também permanece sem alterações. Deve-se evitar sacudir as roupas em ambientes fechados, evitando assim a disseminação de partÃculas.
De acordo com as evidências cientÃficas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vÃrus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vÃrus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.
Observação: Na suspeita de COVID-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.
/p>
As pessoas infectadas podem transmitir o vÃrus por meio da tosse, da fala ou mesmo da respiração, quando expelem gotÃculas maiores que eventualmente se assentam ou aerossóis menores que podem flutuar no ar.
Não abra mão da distância mÃnima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos após as compras e faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos comprados, objetos e equipamentos.
O distanciamento social é uma medida comportamental importantÃssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vÃrus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.
As máscaras devem ser feitas nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, devem ficar bem ajustadas ao rosto e sem espaços nas laterais.
Os tecidos com maior capacidade de filtragem de vÃrus são os tecidos de saco de aspirador de pó. Na sequência, o Cotton (poliéster 55% e algodão 45%), depois o algodão (100%) e, por fim, as fronhas de tecido antimicrobiano.
As partÃculas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min. Os vÃrus que se depositam sobre uma superfÃcie, dependendo das caracterÃsticas dessa superfÃcie, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vÃrus é viável por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vÃrus existentes nas superfÃcies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. O mais importante é evitar tocar em superfÃcies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfÃcies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.
Não há restrições alimentares relacionadas à COVID-19.
A limpeza de superfÃcies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possÃvel, no mÃnimo uma vez ao dia, em qualquer perÃodo.
A transmissão do novo coronavÃrus ocorre através de secreções de vias áereas da pessoa doente. Para que haja a contaminação é preciso que a secreção entre em contato com a mucosa dos olhos, boca e nariz de uma pessoa suscetÃvel.
Portanto, é importante que sejam aplicadas as medidas de higiene básicas como higienização das mãos, uso de máscaras pela população.
Para os animais de estimação, é importante manter as medidas de higiene usuais.
Os pontos com maior chance de contágio são aqueles mais tocados, como maçanetas, descargas, torneiras e utensÃlios domésticos comuns. Neste momento, a orientação é não dividir pratos, talheres e principalmente copos.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como a hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo CoronavÃrus.
É importante informar as crianças utilizando uma linguagem simples, de acordo com sua idade e nÃvel de compreensão. Elas precisam entender o cenário atual para conseguir lidar melhor com o fato de não poderem sair de casa e ver seus amigos e avós, por exemplo. Se tiverem preocupações ou questionamentos, deixem que expressem seus sentimentos, isso pode ajudar a diminuir a ansiedade.
É importante que os pais mantenham uma rotina para as crianças em que consigam organizar melhor seu tempo entre estudar, ajudar nas demandas da casa e brincar. Este é um momento para ensinar sobre consciência social.
Este momento de pandemia e isolamento social deixa as pessoas mais ansiosas, mas também pode ser uma oportunidade de maior convivência entre pais e filhos, podendo resgatar relações que no dia a dia se perdem pela correria e pelas demandas eletrônicas. Invente brincadeiras, faça videochamadas com os avós, conheça melhor as necessidades de seus filhos.
Descreve uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, mas pela abrangência geográfica.
Os coronavÃrus são uma grande famÃlia de vÃrus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, os coronavÃrus provocam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a graves doenças, como a SÃndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a SÃndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavÃrus descoberto, recentemente, causa a doença COVID-19.
O que é a modernidade lÃquida de acordo com Bauman?
Para que serve a pomada Skimatix ultra?
Como saber se minha restauração foi bem feita?
Qual a melhor forma de consumir a couve?
Como saber se a tela é Full HD?
Como saber se minha tela de notebook e de LED?
Como baixar o SketchUp no celular?
Como usar uma T-shirt com short jeans?
Como o cadeirante usa o vaso sanitário?
Como que um foguete volta para a Terra?
Como o daltônico enxerga o céu?
Como um coach pode fazer a diferença em sua vida?
Como um campo magnético pode atrair um pedaço de ferro que não está magnetizado?