Como alimentar ou refrescar o fermento natural
Depois de fazer seu fermento natural, você deve refrescá-lo (adicionando água e farinha de trigo) com frequência, para que as leveduras se mantenham fortes e ativas para a próxima fornada.
Como alimentar o fermento natural na proporção 1:2:3 Alimentar um fermento natural (ou levain) na proporção 1:2:3 significa:1 parte de fermento, 2 partes de água e 3 partes de farinha.
Isso porque o levain antigo perde força de fermentação e fica muito ácido. O que se deve fazer é manter uma quantidade de levain na geladeira (chamado de levain chef) e, toda vez que for fazer pão, pegar um pouco do levain da geladeira e realimentá-lo com água e farinha para criar um fermento novo e forte.
Então faça ser rotina. Aprenda a fazer fermento caseiro e prepare pães frescos sempre que quiser. Existem diferentes tipos de fermento, que são o químico e o biológico. O fermento químico é obtido através da decomposição do bicarbonato de sódio, que produz dióxido de carbono, fazendo a massa expandir.
Porém, não pode ser quente demais; O fermento ficará pronto no espaço de dois dias em lugares quentes. Em lugares frios o processo poderá alongar-se até cinco dias; Após a fermentação, guarde o pote sem a tampa, apenas com um pano limpo por cima, na geladeira.
Quando notar essas bolinhas (observe a parte de baixo do frasco para ter a certeza) é só fechar o fermento com uma tampa e armazená-lo no frigorífico. Para manter o fermento vivo, é preciso alimentá-lo com água e farinha periodicamente. Não precisa ser todos os dias. Ele pode durar até 15 dias no frigorífico sem ser alimentado.
Para manter o fermento vivo, é necessário acrescentar água e farinha a ele com certa frequência, mas não ser todos os dias: ele dura até 10 dias na geladeira sem ser alimentado. Para fazer pão, não utilize fermento que não foi alimentado há mais de um dia, pois ele pode estar muito ácido.