As estrelas-do-mar retiradas da água podem morrer de embolia mesmo depois de vários dias de exposição ao ar e ainda que sejam devolvidas para o mar. ... As funções vitais dos animais marinhos são, de fato, gravemente comprometidas depois de passarem vários minutos ou mesmo horas fora da água.
Use álcool para conservar o seu exemplar. Neste artigo, sugerimos que você mergulhe o animal marinho em álcool isopropílico em uma quantidade suficiente para cobri-lo. Depois, deixe-o imerso por 30 a 48 horas. Uma alternativa ao álcool é a formalina.
Mergulhe a criatura em álcool isopropílico por aproximadamente 48 horas. Você não precisa limpar a estrela do mar primeiro, mas pode, se preferir. Se não quiser usar álcool isopropílico, pode substituir por formol, uma solução de uma parte de formol e cinco partes de água.
A ciência já sabe que quase todas as espécies de estrelas-do-mar possuem olhos nas extremidades de seus braços, a única diferença – com relação aos insetos, por exemplo – está na falta de lentes.
As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.
A estrela-do-mar serve de alimento para outros animais, como peixes e caranguejos. Não representa perigo para o homem, pois seus espinhos não são pontudos nem têm veneno. Mesmo assim, não é indicado pegá-la na mão, pois podemos machucá-la por ser frágil.
Seque a bolacha-da-praia suavemente com um papel toalha, para eliminar o excesso de umidade. Coloque-a sobre outro papel toalha seco, em uma janela ensolarada, durante três dias, até que esteja completamente seca. Quanto mais tempo deixá-la ao sol, mais branca ela ficará.
Encha um balde limpo com água corrente e mergulhe a bolacha-da-praia até a água se tornar marrom. Retire-a, despeje a água e repita o processo até que a água retirada fique clara, resultando em um sinal de que a bolacha-da-praia está limpa e a maior parte do material orgânico e os restos do ouriço-do-mar foram lavados.
Estrelas-do-mar podem se tornar ótimos artigos de decoração e, de quebra, lembrá-lo da praia toda vez que olhar para elas. No entanto, é preciso tomar certos cuidados para secá-las e conservá-las do jeito certo, senão o que era para embelezar o ambiente pode tornar-se uma fonte indesejada de mau cheiro.
Se você tiver mais ou menos 4 estrelas prontas, uma opção é colar cada uma em uma argola de guardanapo para dar mais vida ao jogo de jantar. Essa delicada criatura dos mares também serve para enfeitar a haste de taças de vinho: basta amarrá-las com cuidado às hastes usando um laço.
Que tal uma moldura de parede com um tema marinho? Um jeito comum de exibir estrelas-do-mar é junto com conchas, ouriços, bolachas-de-praia e galhos tratados para aquário envoltos por uma moldura de madeira.
Como superar um amor não correspondido?
O que acontece quando o diabetes chega a 700?
O que é bom doença inflamatória pélvica?
Quem tem bactéria no estômago pode comer batata doce?
Como os ciganos vivem atualmente no Brasil?
Como saber se a porta 8080 está aberta?
Quais são as coisas que as pessoas mais compram?
Como ajustar imagem no Google Docs?
O que queima primeiro gordura ou músculo?
Qual a importância dos aglomerantes para as argamassas e concretos?
Qual a melhor plataforma para estudante de medicina?
Como se usar o corante líquido xadrez?
O que é capitalismo monopolista *?
Qual é o tamanho da identidade para imprimir?
Quais são os fatores determinantes da prevalência?