O metabolismo bacteriano dependente de fontes de carbono para se manter nutrido. Devido a essa característica, as bactérias podem ser classificadas como autótrofas e heterótrofas.
Os microrganismos utilizam o carbono como fonte de energia para o seu metabolismo, além de outros componentes. Com relação às necessidades de carbono, os microrganismos podem ser divididos em litotróficas ou autotróficas e as bactérias em organotróficas ou heterotróficas.
Exigências para o crescimento microbiano
Os nutrientes podem ser classificados como macronutrientes e micronutrientes. Proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais, vitaminas…
Microbiano Fatores Intrínsecos e Extrínsecos Prof. Márcia G. Perdoncini Microbiologia Fatores de crescimento Microbiano Fatores intrínsecos: características próprias dos alimentos Fatores extrínsecos: relacionado com o ambiente que o alimento se encontra. Prof. Márcia G. Perdoncini Microbiologia Fatores de crescimento Microbiano
Vale destacar que, independentemente do nutriente ser considerado macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação. Os micronutrientes, mesmo que necessários em baixas concentrações, podem causar danos ao funcionamento do corpo caso não sejam consumidos, e assim ocorre com os macronutrientes.
Os processos metabólicos microbianos são similares ao que ocorrem nos vegetais superiores e nos animais. As leveduras, por exemplo, utilizam a glicose, basicamente do mesmo modo que as células de mamíferos, mostrando que o mesmo sistema enzimático está presente nestes organismos tão diversos.