As aberrações cromossômicas numéricas são aquelas em que ocorre alteração no número de cromossomos. Elas são classificadas em euploidias e aneuploidias. Todos os organismos possuem um conjunto de cromossomos em suas células, que difere de espécie para espécie.
Essas alterações podem ser danosas ao indivíduo, influenciando a formação do fenótipo. Normalmente, as alterações cromossômicas estruturais acontecem por erros no processo de meiose ou por alguns agentes que causam danos ao material genético, como é o caso da radiação.
As aberrações cromossômicas estruturais podem ocorrer por deleção, inversão e translocação. Esses processos fazem com que ocorra uma mudança na estrutura do cromossomo, na quantidade de DNA e até mesmo na posição do centrômero. É importante destacar que não afetam o número de cromossomos em uma célula.
As alterações cromossômicas estruturais são mudanças que afetam a morfologia do cromossomo. Essas alterações podem ser, por exemplo, perdas de partes do material genético ou mudanças na sequência dos genes. Elas podem ser classificadas em quatro grupos: deleção, duplicação, inversão e translocação.
As alterações cromossômicas podem ser:
As deleções acontecem com maior frequência durante a meiose. ... Essa situação ocorre quando o fragmento do cromossomo que sofreu deleção liga-se a uma cromátide-irmã, formando um segmento extra. Assim como as deleções, as duplicações acontecem com maior frequência durante a meiose. Não pare agora...
As alterações cromossômicas são síndromes genéticas provocadas por alterações estruturais, ocasionadas pela perda ou inversões nucleotídicas ou também numéricas, em conseqüência à falta ou excesso de cromossomos nas células, anormalidade denominada de aneuploidias.
Observe os processos que resultam na deleção, duplicação e inversão: A translocação é uma alteração cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo. Podemos classificar essa alteração cromossômica em: Translocação recíproca: ocorre quando há troca entre os dois cromossomos envolvidos;
Lembre-se: existem também alterações que ocorrem no número de cromossomos, as alterações cromossômicas numéricas. Existem dois tipos de alterações cromossômicas numéricas: as euploidias e as aneuploidias.
Anomalias Cromossômicas Estruturais. Este tipo de anomalia acontece quando o cromossomo sofre uma quebra e logo em seguida uma reconstituição. O problema está justamente neste ponto: a reconstituição. Isto ocorre de maneira aleatória, portanto uma combinação não natural, anormal no cromossomo.
Quando esta quebra acontece, os pedaços do cromossomo se realocam, a esse processo chamamos de inversão, deleção, duplicação ou translocação, dependendo do que ocorrer. Se houver inversão, então um pedaço do cromossomo é invertido, no mesmo braço cromossômico em que estava originalmente ou de um braço para o outro ( crossing-over ).
Como mandar mensagem para uma pessoa do grupo WhatsApp?
Quais palitos ela poderia utilizar para construir um triângulo?
Quando a cirurgia ortognática é indicada?
Como definir o app de SMS padrão?
Como saber se meu celular é compatível com realidade virtual?
Como mandar áudio estourado no WhatsApp?
Como saber se o furúnculo saiu tudo?
Como puxar assunto no WhatsApp frases?
Como descobrir se ele é interesseiro?
Como é possível representar a Terra no plano?
Como enviar mensagem a um canal do YouTube?
Como saber se uma pessoa está fumando cigarro escondido?
Como podemos comprovar que o ar é uma matéria?
Como mandar áudio pelo computador?
Como saber se rompeu o ligamento do pulso?
Como fazer artesanato em casa com MDF?