Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução.
Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas. Estão ali presentes a abelha rainha; as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia; e os zangões, que têm como única função a reprodução. Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam.
Elas são encontradas em todos os continentes, exceto a Antártida, em todos os habitats do planeta onde existam plantas de flores polinizadas por insetos. As abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias.
A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
Assim que as primeiras paredes são erguidas, a rainha deposita seus ovos. A partir daí, a colmeia entra em funcionamento total: parte das abelhas começa a coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.
Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.
Alimentação das abelhas As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores.
Características gerais das abelhas As abelhas são insetos, apresentando assim corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. O corpo delas é revestido por exoesqueleto, o qual possui algumas regiões cobertas por pelos. Essa estrutura evita a perda de água e também protege contra predadores.
Professora de Biologia As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Na natureza, elas são responsáveis pela polinização, processo reprodutivo que a garante a produção de frutos e sementes nas plantas. Existem vários agentes polinizadores como os insetos, pássaros e morcego.
Algumas abelhas possuem a capacidade de produzir grande quantidade de mel, como abelha da espécie Apis melífera, conhecida como abelha africana. Outras espécies produzem pequenas quantidades, como a abelha Tetragonista angustula, mais conhecida como Jataí.
Uma colmeia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas. A ferroada de uma abelha é dolorida e nela é injetado veneno. Embora o veneno seja inofensivo em pessoas alérgicas pode levar à morte.
Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha.
Qual a maior ordem de insetos?
Como usar esfigmomanômetro Premium?
Quais são os elementos indispensáveis no processo do conhecimento?
Como criar um gráfico de radar?
Quanto rende a poupança em Portugal 2020?
Como podem ser divididos os periféricos?
Como montar o budget de uma empresa?
Como fazer diagramas de oferta e demanda?
Como se dar o procedimento para destituir um diretor na sociedade em comandita por ações?
Como montar um cardápio para doceria?
Como se diz Brasil em outros idiomas?
Como investir na Bolsa de Valores sozinha?
Como identificar células no microscópio?