Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução.
Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas. Estão ali presentes a abelha rainha; as operárias, de quem depende toda a vida na colmeia; e os zangões, que têm como única função a reprodução. Em uma colmeia vive uma sociedade dividida em castas, onde as abelhas do sexo feminino dominam.
Elas são encontradas em todos os continentes, exceto a Antártida, em todos os habitats do planeta onde existam plantas de flores polinizadas por insetos. As abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias.
A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
Assim que as primeiras paredes são erguidas, a rainha deposita seus ovos. A partir daí, a colmeia entra em funcionamento total: parte das abelhas começa a coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.
Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.
Alimentação das abelhas As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores.
Características gerais das abelhas As abelhas são insetos, apresentando assim corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. O corpo delas é revestido por exoesqueleto, o qual possui algumas regiões cobertas por pelos. Essa estrutura evita a perda de água e também protege contra predadores.
Professora de Biologia As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Na natureza, elas são responsáveis pela polinização, processo reprodutivo que a garante a produção de frutos e sementes nas plantas. Existem vários agentes polinizadores como os insetos, pássaros e morcego.
Algumas abelhas possuem a capacidade de produzir grande quantidade de mel, como abelha da espécie Apis melífera, conhecida como abelha africana. Outras espécies produzem pequenas quantidades, como a abelha Tetragonista angustula, mais conhecida como Jataí.
Uma colmeia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas. A ferroada de uma abelha é dolorida e nela é injetado veneno. Embora o veneno seja inofensivo em pessoas alérgicas pode levar à morte.
Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha.
Quando vai sair o resultado do Jovem Aprendiz Correios 2020?
Como se inscrever em cursos gratuitos no Senac?
Como descartar óleo de fritura?
Como usar o multimetro na rede elétrica?
Tem como usar o notebook fechado em outro monitor?
Para que serve o módulo de relé?
Tem como usar um teclado no notebook?
Como funciona a tabelinha para engravidar?
Como usar farinha de arroz para clarear a pele?
Como aplicar betume na cerâmica?
Pode usar bicarbonato na comida?
Como tomar o banho chama dinheiro?
Qual app transforma pessoas em desenho?
Como usar o app do Moodle UFMG?
Em quais alimentos posso usar açafrão?
Precisa desbloquear o cartão MultiCash?
Quanto tempo devo deixar o notebook Acer carregando pela primeira vez?