Como arguir preliminares na contestação?

Pergunta de Duarte Gonçalo Reis Moura em 30-05-2022
(19 votos)

Sendo assim, incumbe ao réu, antes de discutir o mérito alegar as seguintes preliminares da contestação:inexistência ou nulidade da citação;incompetência absoluta e relativa;incorreção do valor da causa;inépcia da petição inicial;perempção;litispendência;coisa julgada;conexão;

Como fazer uma preliminar de contestação?

Preliminares da contestação

A contestação deve ser estruturada em duas partes: uma parte em que o réu fará a defesa processual (ou indireta) e uma segunda parte, em que o mesmo fará uma defesa de mérito (ou direta). A defesa processual deve ser feita primeiramente, num tópico separado sob o título: "Preliminares".


Como alegar coisa julgada na contestação?

O fundamento para alegação da coisa julgada é aquele que se extrai do inciso VII do art. 337 do CPC/15. A incidência da coisa julgada se perfaz “quando se repete ação que já foi decidida por decisão transitada em julgado” (§ 4º, do art. 337 do CPC/15).

Como colocar a tempestividade na contestação?

DA TEMPESTIVIDADE DA CONTESTAÇÃO Dispõe o art. 335, o réu poderá oferecer contestação no prazo de 15 dias, cujo termo inicial será no dia seguinte da publicação.... Pois bem, a publicação ocorreu em 15.10.2021, portanto considerando os arts. 219 e 224 do CPC/15 , a contestação apresentada nesta data, é TEMPESTIVA.

É possível fazer pedidos na contestação?

“É lícito ao réu, NA CONTESTAÇÃO, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial”. Conclui-se, assim, que há uma autorização expressa do CPC no sentido de permitir ao réu em sede de contestação elaborar pedidos.

PRELIMINARES NA CONTESTAÇÃO


32 curiosidades que você vai gostar

O que requerer na contestação?

A contestação é a resposta do advogado de um réu a uma petição inicial protocolada pelo autor do processo. É o instrumento onde a defesa apresenta os argumentos jurídicos e as provas que irá usar para contestar o pedido do autor. Está descrita no Capítulo VI do Novo Código Civil (CPC) de 2015, dos artigos 335 a 342.

O que poderá ser alegado pelo réu na contestação?

Art. 336. Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

O que significa analisar tempestividade?

A tempestividade, definição daquilo que é tempestivo ou oportuno, é um conceito do Direito processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei. Para que o mérito seja julgado, é necessário primeiro que a tempestividade seja observada.

Qual é o prazo para contestação?

– Nos termos do inciso I, do art. 335, do CPC/2015, “o réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será da data da audiência de conciliação ou de mediação (…), quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição”.



Outras questões

O que faz uma pessoa sentir atração por outra?

Como calcular a força normal no globo da morte?

Para que serve a balança?

Quais os produtos que o Inmetro fiscaliza?

Como funciona a bandagem funcional?

Quanto posso distribuir de lucro do MEI?

Como ler o peso na balança digital?

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

O que é Hidroestesia?

Como funciona o sistema de fossa filtro e sumidouro?

Qual é o tipo de articulação do ombro?

O que é uma dieta flexível?

Como ligar fogão de indução Fischer?

Quais são as atribuições da atenção básica nas Ras?

Como é a ação da força gravitacional no planeta Terra?

O que fazer para perder peso rápido depois do parto?

O que significa Exatron?

Como saber qual o capacitor do ventilador de teto?

Quais os motivos para anulação de um casamento?

Qual o poder da Bankai do Ichigo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com