Auto-Administração: o paciente deve deitar-se sobre uma toalha, colocada de preferência, no piso do banheiro. Com pressão firme, inserir suavemente a cânula no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.
A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.
Remova a tampa do bocal do enema. Gentilmente, insira a ponta do bocal no ânus e continue a inserir 10 centímetros (3 a 4 polegadas) no reto. Lentamente esprema o líquido do recipiente até que esteja vazio, então remova cuidadosamente o bocal do reto.
O fleet enema está indicado para tratar a prisão de ventre e para fazer limpeza do intestino, no pré e pós-parto, pré e pós-operatório e na preparação para exames de diagnóstico, como colonoscopia.
Tomar 1 copo a cada 10 min (toda a mistura deverá ser ingerida num período de 1 hora). Misturar 2 frascos de Fleet enema com 1 limão espremido (adicionar gelo se desejar). Tomar toda a mistura num período de 30 min. Fique em jejum (inclusive de água) pelo período de 3 hs que antecede o exame.
Antes de fazer um enema caseiro, consulte um médico. Na maioria dos casos, não há problema nenhum em realizá-lo, mas, por via das dúvidas, fale com um especialista; ele poderá fazer aconselhamentos em relação ao tratamento da constipação, como o consumo de suplementos de fibras ou laxantes de venda livre (se você ainda não os experimentou).
Ao menos que o médico tenha outra indicação, uma simples mistura salina é a melhor opção para o enema; despeje 1 L de água morna em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa com sal de mesa, mexendo bastante. [3] Recomenda-se o uso de água destilada, pois há risco de que a água de torneira tenha contaminantes muito prejudiciais para o reto.
Meia hora antes do uso do enema, consuma um ou dois copos d’água. Às vezes, esse método desidrata o organismo, já que estimula a evacuação; para evitar que isso ocorra, tome um ou dois copos d’água 30 minutos antes de iniciar o procedimento. Não se esqueça de beber líquidos também ao término da aplicação do clister, repondo os fluidos.
No entanto, o enema pode ser usado para outros propósitos, ainda que não deva ser aplicado com frequência para combater problemas digestivos. Ao usar esse procedimento muitas vezes, o intestino poderá ficar “viciado”, fazendo com que tenha dificuldade em eliminar as fezes de maneira natural.
Como inovar no ramo da confeitaria?
Como inserir página em branco no Writer?
Como adicionar um componente no Revit?
Como importar as Notas Explicativas no SPED Contábil?
Como colocar mês na planilha do Excel?
Como aumentar a biblioteca do Archicad?
Como poupar dinheiro em 3 meses?
Como iniciar um parágrafo com citação?
Como começar uma conversa com seu filho?
Como baixar e instalar o ZSNES?
Como unir duas polilinhas no AutoCAD?
Como saber o dia do aniversário do gato?
Como se lê cartas de baralho comum?
Porque o disjuntor do chuveiro fica caindo?
Como saber a data da concepção pela data de nascimento?