Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.
Como calcular no balanço Os dados do patrimônio líquido são colocados do lado direito, junto com os passivos. Sendo assim, o resultados entre bens e direitos e as obrigações será sempre zero. Ou seja, caso os ativos superem os passivos, a diferença é divida entre os sócios dentro do patrimônio líquido.
Para efetuar uma boa análise de todos os elementos do Balanço Patrimonial, é importante observar dois pontos relacionados ao seu aspecto financeiro: a liquidez e a solvência. O primeiro representa a efetiva capacidade que a empresa possui de quitar suas dívidas, ou seja, de cumprir seus compromissos com terceiros.
Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.
Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos. É importante notar que o exigível a curto prazo não é constituído somente das dívidas da empresa.
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
Ficam as nossas dicas sobre como ler e interpretar as principais demonstrações financeiras da sua empresa: O balanço representa a situação patrimonial da empresa (ativos, dívidas e capital), num determinado período contabilístico (trimestre, semestre ou ano).
O Balanço representa a situação patrimonial da empresa (activos, dívida e capital) num determinado momento de tempo. O passivo é o conjunto de fundos obtidos externamente pela empresa, seja através de empréstimos, seja através do diferimento de pagamentos (aos fornecedores, ao Estado, etc.).
A análise do Balanço anual de uma empresa é fundamental para que os empresários e gestores possam conhecer melhor os seus clientes e, com isso, tomar decisões mais seguras para colocar em marcha um plano de crescimento dos seus negócios.
Com o Balanço pode-se estabelecer comparações claras relativamente, aos competidores mais directos e a objectivos pré-definidos; detectar eventuais desvios entre o desempenho estimado e o real, e ainda pode servir de base a projecções sobre o seu desempenho futuro.
Como usar óleo de lavanda para dormir?
Qual melhor remédio para Entamoeba histolytica?
Quais as vantagens e desvantagens da rede Wi-Fi?
Quais são os eixos isométricos?
Como limpar e energizar quartzo transparente?
O que fazer quando o CPF está pendente de regularização?
Qual é a consequência da incompetência absoluta?
O que fazer para não sentir dor na hora do parto?
Quais são as palavras relacionadas ao folclore brasileiro?
Em qual período de Letras posso dar aula?
Qual é o médico que trata de estresse alto?
O que está acontecendo com MXRF11?
O que é viscose com poliéster?
Quanto ganha um músico de rua?
Quanto tempo leva para julgar revelia?
O que é o método de associação livre de Freud?
O que pode dar errado na cirurgia do nariz?