Há duas formas de análise para compreender melhor a DRE: análise horizontal e análise vertical. A análise horizontal tem como base as informações ao longo do tempo, ou seja, demonstra a evolução dos saldos contábeis do negócio e confronta os dados ao longo dos anos.
4 Formas de interpretar o DRE
Critérios para apresentação da DRE Há uma ordem para a apresentação na Demonstração do Resultado do Exercício. Na estrutura são discriminados os valores referentes à receita bruta de vendas e serviços, juntamente com suas respectivas deduções, e os impostos incidentes sobre as operações de venda e demais abatimentos.
Como analisar a DRE?
Em resumo DRE e balanço patrimonial são dois tipos de relatórios gerenciais financeiros que até tem similaridades entre si, mas que possuem suas características próprias. Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Para efetuar uma boa análise de todos os elementos do Balanço Patrimonial, é importante observar dois pontos relacionados ao seu aspecto financeiro: a liquidez e a solvência. O primeiro representa a efetiva capacidade que a empresa possui de quitar suas dívidas, ou seja, de cumprir seus compromissos com terceiros.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um documento importante para toda empresa que busca crescer de forma saudável, pois, trata-se de uma ferramenta que possibilita o acompanhamento do desenvolvimento do negócio.
Como montar a estrutura de uma DRE?
Pela legislação vigente, todas as empresas são obrigadas a manter uma contabilidade regular, o que inclui a elaboração da DRE. A regra se aplica também as empresas do Simples Nacional. A única exceção são as empresas do MEI (Micro Empreendedor Individual).
Como fazer a DRE de uma empresa? A estrutura do DRE segue o regime de competência. Com base neste princípio, o DRE retrata basicamente o fluxo de receitas e despesas do período de apuração. Enquanto o Balanço Patrimonial exibe os ativos e passivos, a DRE traz o que os ativos e os passivos geraram para empresa.
Alguns exemplos de dados que podem aparecer na análise de DRE são despesas variáveis, gastos com pessoal, contribuição social e muitos outros. Porém sejam quais forem os indicativos, o objetivo final é entender se o planejamento financeiro está funcionando ou não, rever estratégias, cortar custos e fortalecer a sua marca.
Lembra que mencionamos os itens da estrutura? Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos).
Ficam as nossas dicas sobre como ler e interpretar as principais demonstrações financeiras da sua empresa: O balanço representa a situação patrimonial da empresa (ativos, dívidas e capital), num determinado período contabilístico (trimestre, semestre ou ano).
O que é uma pregação expositiva?
Como imprimir o Verdinho 2020?
Como se faz um amigo no Minecraft?
Como fazer uma música de hip hop?
O que é fazer uma reflexão sobre um texto?
Como imprimir um desenho do AutoCAD?
Como se faz um bracelete de papel?
Quando a pessoa te trata como um tanto faz?
Como se fazer uma lixeira de papel?
O que é um óculos de sol polarizado?
Como saber se o vento está forte?
Como fazer histórico de leitura?
Que dia sai o resultado da isenção da Fuvest?