Uma alternativa para o tratamento da contratura capsular para os graus 1 e 2, é através o tratamento clínico com a utilização de massagem específica, ultrassom ou medicação via oral, conforme a orientação do especialista. Já para nos casos de contraturas 3 e 4 (mais graves), o tratamento é cirúrgico.
Fique atenta aos sintomas
Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.
Já para tratar a condição, alguns casos apresentam boa resposta, em fases iniciais, à uma medicação imunomoduladora chamada Montelucaste ou Zafirlucaste! Além dos estágios mais avançados, com a Capsulotomia ou Capsulectomia (retirada completa da cápsula) com troca do implante!
O encapsulamento pode se desenvolver em vários graus (de 1 a 5). Nos casos mais leves é possível sentir um endurecimento da mama, porém, em graus mais graves surgem dores, desconfortos e podem até provocar alterações estéticas na mama.
Tratamento. Quanto ao tratamento, ele depende do grau da contratura capsular. Nos graus mais leves, pode haver uma melhora a partir de procedimentos não invasivos, como massagens e medicações específicas.
32 curiosidades que você vai gostar
A contratura capsular após uma mamoplastia de aumento, normalmente leva cerca de alguns meses para começar a se formar. O cirurgião geralmente planeja a loja (local onde as próteses são colocadas abaixo das mamas) de colocação do implante justa ao tamanho deste.
O inchaço realmente está presente no pós-operatório. Como já falamos, é natural que ele demore cerca de 30 dias para desaparecer e que o formato da mama mude em até 6 meses após a cirurgia. Portanto, se seus seios parecerem que estão mais altos nesse período, fique tranquila. Vá ao médico.
Como é Realizado o Diagnóstico
O diagnóstico da contratura é eminentemente clínico, no entanto, exames de imagem como ultrassom (ecografia) e ressonância magnética podem colaborar na avaliação conforme cada caso.
A maioria dos pacientes não apresentam qualquer sintoma ou sinal clínico quando o seu implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”. Os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato ou firmeza da mama.
Porém, nem sempre esse desconforto ou sensação que você sente nos seios significa que houve o deslocamento de silicone. Há a possibilidade da prótese estar solta, virada, dobrada… e para cada caso existe um tratamento diferente.
O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa e inclui:Tomar um banho de água bem quente, deixando se possível o jato de água quente cair diretamente na região da contratura;Usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia;
Sabe-se que o encapsulamento é mais frequente quando a paciente recebe uma prótese de silicone lisa. Dessa forma, o primeiro cuidado para evitar o encapsulamento é utilizar próteses de superfície texturizada ou de poliuretano e de boa qualidade. Nesses casos, a taxa de rejeição pode ser menor.
A contratura capsular pode ser mais comum após infecção, hematoma e seroma, e a chance disso acontecer pode aumentar com o tempo. A contratura capsular ocorre mais comumente em pacientes submetidos à cirurgia de revisão do que em pacientes submetidos à cirurgia de implante primário.
As mulheres com silicone nos seios que sentirem incômodos constantes; mama com formato diferente (assimetria); pequenos ondulamentos na superfície da prótese; endurecimento da região; e fortes dores e mama inchada, podem estar com encapsulamento.
A Rejeição de Prótese de Silicone é uma preocupação comum para quem já fez uma cirurgia de mamoplastia ou até mesmo para aquelas que ainda vão fazer.
...
Sintomas da rejeiçãoFormato diferente do seio (assimetria);Pequenos ondulamentos na superfície da prótese;Endurecimento da região;Fortes dores e mama inchada.
O ideal é uma avaliação com um cirurgião plástico da sua confiança, para que ele possa examiná-la. Há possibilidade desta dor ser causada por contratura da cápsula que envolve o implante de silicone. Neste caso, o exame mais indicado para melhor visibilização, é a Ressonância Magnética.
Essa ruptura não costuma causar riscos à saúde. Já na ruptura extra-capsular o silicone acaba saindo da cápsula e se espalha para o tecido mamário, podendo causar o chamado siliconoma, caracterizado por granulomas de silicone que somente são retirados através de cirurgia.
Ruptura da prótese devido a um trauma
Uma das principais causas de ruptura da prótese de silicone na mama é o trauma que a paciente possa ter sofrido: algum acidente, lesões graves, cortes na região da mama e, em alguns casos, acidente por armas de fogos ou armas brancas (facas).
É comum a prótese de silicone estourar.
Na maior parte dos casos, isso só acontece quando ocorre um acidente que cause um trauma muito grave na região do tórax. Para que esse evento raro aconteça, é necessário que seja exercida uma pressão maior do que os implantes podem suportar.
Quando o seroma não é tratado, o acúmulo de líquido que não é removido pode endurecer, formando um seroma encapsulado, deixando a cicatriz feia. Além disso, o tratamento também é importante porque o seroma pode infeccionar, formando um abcesso na cicatriz, com libertação de pus, que é tratado com antibióticos.
O que pode melhorar o inchaço pós-cirúrgico da mamoplastia?Use o sutiã adequado para ajudar com o inchaço pós-cirúrgico.Alimente-se bem após a mamoplastia.Recorra à drenagem linfática para diminuir o inchaço pós-cirúrgico.Fuja do sol no pós-operatório da mamoplastia.Higienize o local da cirurgia adequadamente.
A prótese colocada no plano submuscular demora mais mesmo para se acomodar e descer. Esse período varia muito entre cada pessoa, mas pode levar até 6 meses.
A contratura capsular é uma das complicações que podem ocorrer com pessoas que colocam implante de silicone nos seios, e ela acontece por rejeição do próprio corpo do paciente, ocorrendo uma perda de elasticidade da cápsula que envolve o implante e forma uma camada de tecido de cicatrização em torno dos implantes ...
A contratura capsular é definida como uma cicatrização esférica secundária a alterações celulares e morfológicas da cápsula que envolve a prótese mamária, resultando em uma mama endurecida, distorcida e, em alguns casos, dolorosa.
Dor é o principal sintoma. Segue a dor a limitação de movimento e o endurecimento do músculo. Pode ser aguda ou evoluir para contratura crônica, se persistir por um período igual ou superior a 3 meses.
Como fazer curativo de câncer de pele?
Como a tecnologia contribui para a segurança do trabalho?
Qual o melhor método contraceptivo para quem tem trombose?
Qual alimento que mais envelhece a pele?
Quais são as cores usadas como referência pela NR 26?
Qual o sistema operacional mais leve para netbook?
Como passar cartão virtual na maquininha?
O que é espaçamento simples ABNT?
Quando a Octavia morre em The 100?
Como localizar um veículo pela placa antiga?
Quais alimentos que inflamam as articulações?
Qual o benefícios do pão integral?
Como se escreve pastéis na nova ortografia?