A seguir, 10 dicas para ajudar seu filho a lidar com as emoções:
Identificando e nomeando emoções
Como ensinar as crianças a falarem sobre seus sentimentos
Uma boa técnica para ensinar às crianças sobre uma emoção é apontá-la nos outros. “Quando você lê livros de histórias ou assiste a filmes, pergunte a seu filho como eles acham que o personagem pode estar se sentindo. Isso não só aumenta o vocabulário emocional, mas também ensina a empatia“, diz Gleicher.
Para brincar, você pode pegar revistas e recortar olhos, bocas, nariz e pedir para a crianças montar rostos. Para estimular a pensar nas emoções, sugira para a criança montar um rosto feliz, um rosto triste, com raiva. Aliás, se você não tiver revistas dá para fazer também, pedindo para a criança desenhar.
Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não.
Uma delas é conversar com os filhos e ajudá-los a nomear as emoções que sentem. “Ajudar as crianças com o vocabulário é muito importante, assim como dividir suas próprias emoções. Isso pode criar conexões em um momento em que as famílias estão passando mais tempo juntas.”
Para começar, converse com seu pequeno e o ajude a entender e nomear as emoções. Se precisar, a literatura pode te ajudar com isso! Existem vários livros no mercado que abordam este tema auxiliando os pequenos. Depois, vocês nomearão os potes: alegria, tristeza, raiva, medo, calma.
Você pode pedir para uma criança escolher uma expressão e fazer uma mímica que representa o sentimento. Em seguida, os outros participantes devem adivinhar qual é o sentimento que está sendo compartilhado naquele momento. Sem dúvidas, a atividade será bastante interessante.
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Mas como ajudar a criança a lidar com as emoções, sobretudo num momento tão difícil quanto o que atravessamos? As emoções podem ser negativas ou positivas. As emoções negativas causam mal-estar e diminuem a autoestima. Exemplos de emoções negativas são o medo, a tristeza e a raiva.
Antes da criança poder aprender a controlar sua emoção, primeiro ela tem que aprender a identificar exatamente que emoção ela está sentindo, e porquê. Você pode ajudar seus filhos a observar e nomear seus sentimentos: se hoje está feliz, triste, animado, frustrado, irritado, envergonhado, surpreso, etc…
A realidade é que para lidar adequadamente com cada emoção, precisamos aprender o que são, quais são as emoções básicas, como elas influenciam em nosso dia a dia e como conseguimos administrá-las. De cara sabemos que, como adultos é difícil até pra nós sabermos fazer tudo isso!
Uma outra maneira interessante e divertida para ajudar a criança a imaginar formas saudáveis de lidar com diferentes emoções perturbadoras é por meio da encenação teatral. No teatro, os atores precisam ensaiar muitas vezes até chegar à perfeição e poder estrear. Em casa, você pode brincar com a criança usando técnicas teatrais.
Como eu faço um pedido de oração?
Como formar substantivos compostos a partir das palavras?
Como funciona o ciclo do carrapato?
O que precisa para abrir uma empresa me?
Quantas edições nacionais dos jogos já aconteceram?
Como foram os primeiros contatos entre romanos e germanos?
Quantas cores ter na paleta de cores?
Como fazer o cachorro se acostumar com o gato?
Como pular uma missão no GTA 5 pc?
Como estimular a discriminação auditiva?
Quais são as letras para Jogar roblox?
Como falar de diversidade cultural na educação infantil?
Como quebrar linha no Bootstrap?
Como trabalhar com a diversidade na educação infantil?
Dá para jogar roblox no notebook?
Como trabalhar com alunos indisciplinados na sala de aula?