A associação do álcool com os medicamentos pode cortar a eficácia medicamentosa ou, até mesmo, potencializar os efeitos do álcool. Ambos são metabolizados pelo fígado e quando ingeridos simultaneamente dividem a capacidade de ação do órgão.
O organismo deve processar (alterar quimicamente ou metabolizar) os medicamentos para que ele possa usá-los e eliminá-los. Grande parte desse processamento ocorre no fígado e é realizado por enzimas hepáticas.
Fármacos e Hepatopatias
FÁRMACO | COMENTÁRIO |
---|---|
sinvastatina | Monitorar função hepática periodicamente. |
succinato de metoprolol | Pode ser necessário ajustar a dose. |
succinato sódico de hidrocortisona | Pode ser necessário ajuste de dose em insuficiência hepática. |
A maior parte do álcool ingerido é metabolizado no fígado pela ação da enzima álcool desidrogenase (ADH). Esta enzima converte o álcool em acetaldeído, que mesmo em pequenas concentrações, é tóxico para o organismo. A enzima aldeído desidrogenase (ALDH), por sua vez, converte o acetaldeído em acetato3.
Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas. O principal mecanismo do fígado para metabolizar medicamentos é através de um grupo específico de enzimas do citocromo P-450.
Medicamentos com atividade sobre a mesma família de enzimas do citocromo P450 (CYP450), quando administrados concomitantemente, podem interagir entre si e afetar o clearance sistêmico de um dos fármacos, resultando em redução da efetividade ou aumento da toxicidade do medicamento afetado.
Os medicamentos podem afetar a rapidez de metabolização de outros medicamentos no fígado. Se um medicamento for metabolizado mais rapidamente, ele pode ser decomposto e eliminado antes de exercer a sua função. No caso de medicamentos com metabolismo mais lento, efeitos colaterais são mais prováveis.
Alguns medicamentos podem lesionar o fígado. Muitos fatores (como comida ingerida, a genética da pessoa e o uso de outros medicamentos) podem afetar como o fígado metaboliza os medicamentos ( Fatores que afetam a resposta medicamentosa).
O fígado é um órgão multifuncional. Ele auxilia em filtragens de toxinas, auxilia na metabolização de compostos (tóxicos ou não), auxilia em processos relacionados ao metabolismo de lipídios e de proteínas, armazena glicogênio, metaboliza carboidratos, possui a glândula biliar que é responsável por secretar a bile, entre outras várias funções.
O fígado armazena as vitaminas A, B12, D, E e K, que são absorvidas através da alimentação e as distribui para todo o corpo pela corrente sanguínea.
Qual o significado do nome do rio São Francisco?
Quantos tipos de chás existem?
Com quantos meses começa os enjoos na gravidez?
Qual foi a primeira máquina a ser criada?
Qual a quantidade de açúcar em um copo de Coca-cola?
Quanto custa o preço da prata?
Quais são as principais características de um jornal?
O que é um revestimento de parede?
Onde é praticada a ginástica aeróbica?
O que é o princípio da liberdade de tráfego?
Quanto tempo demora para aprovar pagamento Dafiti?
O que uma cidade precisa para ser considerada grande?
O que é substantivo ensino fundamental?
O que devo evitar para perder barriga?