O nome é homenagem a São Francisco de Assis, festejado naquela data. A região da foz era habitada pelos índios, que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”.
Há 513 anos, mais precisamente no dia 4 de outubro de 1501, o rio São Francisco, já habitado por índios, foi descoberto pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios, que já habitavam a bacia do rio São Francisco, chamavam o rio de Opará, que significa rio-mar.
Características gerais
O São Francisco é um rio perene, ou seja, é um rio que possui fluxo normalmente constante e estável ao longo de todo o ano. Sendo assim, ele não seca, independentemente do período de estiagem.
O Velho Chico possui 36 afluentes de portes significativos e os principais deles são os rios Paraopeba, das Velhas, Abaeté, Jequitaí, Paracatu, Urucuia, Verde Grande, Carinhanha, Corrente e Grande.
A ocupação, entretanto, ocorreu principalmente através das sesmarias, tendo sido o São Francisco ocupado parte pela Casa da Torre de Garcia DÁvila e parte pela Casa da Ponte, de Antônio Guedes de Brito.
39 curiosidades que você vai gostar
Dos mitos que habitam as águas do rio, os mais conhecidos são o Caboclo D água, a Mãe d Água e o Minhocão. O Caboclo D água também é conhecido como Nego D água. É, segundo a lenda, uma criatura de cabeça grande e um olho bem no meio da testa, muito temida pelos pescadores.
Durante o Período Colonial, as margens do rio serviram como guia para exploradores do Sertão brasileiro e, principalmente, para a criação de gado, atividade econômica secundária que abastecia os grandes engenhos de cana-de-açúcar, por isso o rio era conhecido como “Rio dos Currais”.
O rio São Francisco atinge cerca de 521 municípios do Brasil e percorre estados como: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. É um rio perene, porque seu fluxo é constante e estável durante todo o ano, nunca seca.
Essa parte do Rio São Francisco é pedregosa, com uma profundidade que pode ter entre 30 e 60 metros, de acordo com a vazão da água, e muito turbulenta. Redemoinhos são comuns.
O rio das Velhas é o maior afluente da bacia do rio São Francisco em termo de extensão. Sua nascente fica no município de Ouro Preto e deságua no Velho Chico, já no município Várzea da Palma.
O rio São Francisco faz parte da identidade regional, exercendo papel importante como meio de transporte, fonte de energia elétrica e irrigação para o Nordeste e do Brasil. Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho).
Ainda segundo a lenda, O Nego D água costuma virar a canoa dos pescadores que pescam durante a Piracema ou que pescam de forma prejudicial ao meio ambiente. O Minhocão é destaque entre as lendas do Velho Chico, ele seria uma serpente gigantesca, fluvial e subterrânea, que viveria no rio.
A lenda conta que a serpente tem muitos metros de comprimento e que hoje vive debaixo de um morro na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, iluminando as noites sem luar. Muitos pescadores e barqueiros afirmam terem visto os focos de luz que vem dos olhos da serpente.
Peixe exótico à fauna nativa do Velho Chico. Esses peixes são oriundos do rio Tocantins e foram introduzidos no São Francisco tornando-se uma praga predadora para os peixes nativos, como o surubim e até o delicioso pitu.
Ao longo do Rio São Francisco, foram instaladas usinas hidrelétricas para geração de energia. O rio apresenta um enorme potencial e garante fornecimento de energia elétrica para diversas regiões. As usinas são: Sobradinho, Apolônio Sales, Paulo Afonso (I, II, III e IV), Luiz Gonzaga e Xingó.
Já a maior parte dos afluentes da margem direita do rio São Francisco é formada por rios temporários ou sazonários, que costumam desaparecer na estação seca. Este fenômeno é mais freqüente no norte de Minas Gerais e na Bahia.
Durante todo o seu percurso, o rio Amazonas possui uma grande quantidade de afluentes, entre os mais importantes estão o Huallaga, Ucayali, Pastaza, Napo (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).
Os principais rios e afluentes que compõem a Bacia Amazônica são:Rio Madeiras;Rio Xingu;Rio Trombetas;Rio Branco;Rio Purus;Rio Tapajós;Rio Içá;Rio Japurá;
Quando sabemos que o HPV está em estado avançado?
Qual é a massa atômica do iodo?
Quais exames são feitos para diagnóstico de labirintite?
Qual o país que mais escovar os dentes?
Quando termina a prova de vida 2021?
Como identificar sepse no hemograma?
Como limpar as mensagens do discord?
Quais os sintomas de uma hemorroida inflamada?
Qual é o Creepypasta mais conhecida do mundo?
Quantos são os tipos de passe?
Qual a frequência cardíaca normal em cães e gatos?
Quais são as principais características da pintura egípcia?