Materiais utilizados Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.
Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
Para desenhar nas cavernas, o homem da pré-história tinha uma palheta de apenas duas cores: preto e vermelho. Sempre se acreditou que ele obtinha as tintas misturando água ou com óxido de ferro, para o vermelho, ou com óxido de magnésio, para o preto.
19 curiosidades que você vai gostar
Chamada de Arte Rupestre os homens desse período utilizavam resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos, para fazer impressões nas pedras, seja figuras (humanas e animais), relevos ou desenhos abstratos (riscos, símbolos, etc.).
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
A arte no período paleolítico é representada pelas pinturas e gravuras produzidas pelos homens primitivos durante a primeira fase da Pré-história. ... As primeiras manifestações artísticas desse período, denominadas de arte rupestre, foram encontradas através de escavações arqueológicas realizadas no início do século XX.
Os desenhos e pinturas que se destacam nesse período são as incríveis imagens de bisões, cavalos e bois pintadas em paredes e tetos de escuras e quase inacessíveis cavernas. As cavernas mais conhecidas são as cavernas de Lascaux na França e Altamira na Espanha.
No caso do Paleolítico, destacam-se as pinturas rupestres, como as localizadas na Serra da Capivara, no estado do Piauí, e as estatuetas Vênus, encontradas em diferentes partes do mundo. No caso do Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como as de Stonehenge, na Inglaterra.
As Vênus eram esculturas produzidas durante o Paleolítico e que possuíam formas de um corpo feminino nu. No Neolítico, as pinturas rupestres prosseguiram sendo feitas, mas com traços diferentes. Com o desenvolvimento da arquitetura, foram desenvolvidas enormes monumentos megalíticos.
No neolítico, além das pinturas de animais na rocha, também são registrados a vida cotidiana dos habitantes, a figura humana passou a ser o tema principal. Além disso, os traços das figuras representadas, com frequência, sugeriam movimento e agilidade como a representação de pessoas dançando.
A arte desenvolvida no paleolítico e no neolítico utilizou-se de técnicas que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença. ... A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas.
A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas.
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida
As pinturas registravam a vida cotidiana e suas descobertas. As figuras desenhadas sugeriam a ideia de movimento e agilidade, como se fosse a reprodução de pessoas dançando. Assim, os desenhos foram criando formas geométricas.
De um modo geral, e de acordo com os achados arqueológicos, a produção artística deste período é caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas, realistas para um abstracionismo na representação das formas.
Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.
As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.
As principais características da arte rupestre
No geral, exibiam representações de plantas, animais, pessoas do período em que viviam, e imagens do seu cotidiano, tais como os rituais, danças, caça, alimentação, etc. Ademais, o homem pré-histórico também se expressava por meio de esculturas em madeira, osso e pedra.
No Paleolítico, os instrumentos eram feitos de pedra lascada, e o homem era nômade; no Neolítico, o homem sedentarizou-se e passou a produzir instrumentos de pedra polida.
A importância da arte rupestre para a humanidade é imensa. Além de fornecer dados e informações sobre o estilo de vida e o desenvolvimento da arte do homem pré-histórico, auxilia nos estudos sobre o comportamento nas situações mais extremas.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos. 04. (GI) As pinturas rupestres no Paleolítico tinham um significado mágico porque: ... e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.
Para se protegerem do frio, da chuva, e dos animais ferozes, buscavam abrigo nas cavernas ou reentrâncias de rochas. A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas.
O Paleolítico é chamado também de Período da Pedra Lascada, pois os hominídeos utilizavam as pedras que estavam à sua disposição para afiar suas lanças ou criar objetos cortantes, que facilitavam a caça de animais e a colheita de frutos. O Paleolítico foi dividido em três fases (Inferior, Médio e Superior).
No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas. A escultura, como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, talvez pelo apelo sensual.
Que tipo de escrita era usada pelos egípcios?
Quanto vale 300 mega de internet?
Qual o objetivo do gerenciamento de mudanças?
Como fazer denúncia anônima no Disque 100?
Qual é o tratamento para xantelasma?
Qual a diferença entre Monoxeno e Heteroxeno?
Quanto uma atriz de novela ganha?
Como emitir atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal?
Quanto tempo é o visto de estudante nos EUA?
Como escrever depois de uma tabela no Word?
Quais os principais problemas da educação?
Quando usar letra maiúscula depois de dois pontos?