Agostinho assevera que a liberdade da vontade é uma virtude (um bem), mesmo que o homem a utilize para o mal deve considerar a sua vontade livre como um bem.
Santo Agostinho distingue, pois, o conceito de liberdade do conceito de livre-arbítrio. A liberdade "liberta", no sentido de que o ser humano se vê afastado do pecado, vivendo na graça divina, em oposição à escravidão, que consiste no atendimento das paixões.
A verdadeira liberdade dita por Santo Agostinho é aceitar a graça de Deus. A opção de escolha (livre-arbítrio) não é uma total liberdade.
Agostinho apresenta a vontade como uma faculdade ativa da alma pela qual o homem exercendo sua liberdade, projeta-se no mundo. Embora seja neutra, ela é suscetível às influências tanto das sensações produzidas pelas relações do homem com o mundo objetivo, quanto do que lhe é transmitido pela razão.
Para Santo Agostinho (354-430), apesar de Deus saber o que vamos fazer, ele não controla as nossas ações. A liberdade seria fruto de uma escolha: o homem é livre porque pode escolher entre o bem e o mal. O livre-arbítrio seria uma dádiva de Deus, mas a ação será legítima se guiada pela fé e pelas leis do Criador.
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Agostinho acredita que o livre-arbítrio é um bem e, sendo assim, só pode ser dado por Deus, pois este é a fonte de todo o bem. ... Portanto, em sua investigação sobre o livre-arbítrio, Agostinho primeiramente prova a existência de Deus. Depois, prova que o livre-arbítrio é um bem e, por conseguinte, provém de Deus.
Existem três tipos de liberdade :A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade.A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer.A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.
O pensamento agostiniano, isto é, o de Santo Agostinho, caracteriza-se pelo exercício do livre-arbítrio. O livre-arbítrio é marcado pela liberdade da vontade concedida por Deus com o objetivo de que o homem use haja com retidão, porém a escolha é livre.
Vontade significa desejo, aspiração, gosto, interesse, propósito. É o poder de representar mentalmente um ato levado por motivos ditados pela razão. É a capacidade de querer, de livremente praticar ou deixar de praticar algum ato.
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