A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. ... 1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta.
A região Norte do Brasil começou a ser ocupada ainda no processo de colonização, mas um tanto limitada pela mata fechada e rios largos. As primeiras expedições registradas são espanholas. No século XVI, a exploração das terras nortistas aumentou.
Saiba quais foram os principais momentos dessa história:
Os motivos da ocupação do território da Floresta Amazônica são, sobretudo, econômicos. Milhares de hectares vão ao chão para a produção de monoculturas exportadoras, como a soja, e para a prática pecuarista.
A exploração da borracha no século XIX foi fundamental para o povoamento da região Norte, pois, com a Segunda Revolução Industrial e o processo de vulcanização, tal matéria prima tornou-se essencial na economia brasileira, tornando-se o segundo produto mais exportado do país no fim do século XIX e início do XX, atrás ...
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... A ocupação militar se fundamentou em políticas desenvolvimentistas de caráter nacionalista (“integrar para não entregar”) e soberania (ocupação de áreas de fronteiras).
A partir da década de 1960, o governo brasileiro implantou um plano de integração da região Norte com o resto do país. Uma das iniciativas foi a construção de grandes rodovias de ligação, como a Transamazônica, além de um processo de industrialização e o estabelecimento da zona franca de Manaus.
A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969.
Como consequência dessa ocupação sem o devido planejamento, começaram a surgir os primeiros problemas ambientais significativos, sendo que 14 milhões de hectares foram desmatados. Os desmatamentos intensificaram-se, impulsionados pela venda de madeiras e expansão das atividades agropecuárias.
Os primeiros habitantes da região Norte, como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade do Amazonas para conhecer a região. Em 1616, chegaram os portugueses. Eles construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos.
A região Norte foi ocupada pelos colonizadores europeus de forma precária e fundamentada no extrativismo. A região Norte do Brasil tem como principal característica a presença da Amazônia, com sua combinação de floresta, rios caudalosos e grande biodiversidade, o que a torna uma área única em todo o planeta.
A ocupação da floresta foi realizada logo no início da ocupação espanhola e portuguesa, mas muito limitada devido aos problemas de ordem técnica para atravessar seus rios e transpor a mata densa.
Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses que mais se interessaram sobre aquela área: era preciso protegê-la da invasão de outros países, como Inglaterra, França e Holanda. Em 1637, Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.
Como funciona o plano de previdência da Caixa?
Como saber a agência no cartão Caixa?
Como transferir o dinheiro da conta salário?
O que seria o processo de recebimento de materiais?
Como identificar a Unidade Gestora da GRU?
Como é o teste de meio sugado?
Quando o Nick está disponível LoL?
Como é o processo de tecelagem?
Qual a casta mais baixa da Índia?
Quanto custa um preenchimento no rosto?
Quais são os processos administrativos de uma empresa?
Como saber qual é a base de um número?
Quanto tempo leva o processo de registro de marca?
O que é o processo de usinagem por fresamento?