A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. ... 1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta.
A região Norte do Brasil começou a ser ocupada ainda no processo de colonização, mas um tanto limitada pela mata fechada e rios largos. As primeiras expedições registradas são espanholas. No século XVI, a exploração das terras nortistas aumentou.
Saiba quais foram os principais momentos dessa história:
Os motivos da ocupação do território da Floresta Amazônica são, sobretudo, econômicos. Milhares de hectares vão ao chão para a produção de monoculturas exportadoras, como a soja, e para a prática pecuarista.
A exploração da borracha no século XIX foi fundamental para o povoamento da região Norte, pois, com a Segunda Revolução Industrial e o processo de vulcanização, tal matéria prima tornou-se essencial na economia brasileira, tornando-se o segundo produto mais exportado do país no fim do século XIX e início do XX, atrás ...
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... A ocupação militar se fundamentou em políticas desenvolvimentistas de caráter nacionalista (“integrar para não entregar”) e soberania (ocupação de áreas de fronteiras).
A partir da década de 1960, o governo brasileiro implantou um plano de integração da região Norte com o resto do país. Uma das iniciativas foi a construção de grandes rodovias de ligação, como a Transamazônica, além de um processo de industrialização e o estabelecimento da zona franca de Manaus.
A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969.
Como consequência dessa ocupação sem o devido planejamento, começaram a surgir os primeiros problemas ambientais significativos, sendo que 14 milhões de hectares foram desmatados. Os desmatamentos intensificaram-se, impulsionados pela venda de madeiras e expansão das atividades agropecuárias.
Os primeiros habitantes da região Norte, como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade do Amazonas para conhecer a região. Em 1616, chegaram os portugueses. Eles construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos.
A região Norte foi ocupada pelos colonizadores europeus de forma precária e fundamentada no extrativismo. A região Norte do Brasil tem como principal característica a presença da Amazônia, com sua combinação de floresta, rios caudalosos e grande biodiversidade, o que a torna uma área única em todo o planeta.
A ocupação da floresta foi realizada logo no início da ocupação espanhola e portuguesa, mas muito limitada devido aos problemas de ordem técnica para atravessar seus rios e transpor a mata densa.
Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses que mais se interessaram sobre aquela área: era preciso protegê-la da invasão de outros países, como Inglaterra, França e Holanda. Em 1637, Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.
Como inverter o lado da imagem no powerpoint?
Como ter várias fontes de rendas?
Como se conectar a uma rede oculta no Windows 10?
Qual o melhor jeito de terminar um casamento?
Como criar coragem de ir embora de casa?
Como se comunicar com seu público?
Como ter dois usuários do Dropbox no mesmo PC?
Como usar o limite extra do cartão Mais?
Como se portar em uma reunião online?
Quem é inteligente não se gaba?
Como se compoe o Poder Legislativo federal bicameral?
Como comprovar os 5 atos privativos de advogado?
Como invocar o seu anjo da guarda?
Como deixar o queixo com covinha?