Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície. A quantidade de água que escoa depende de alguns fatores, como a intensidade da chuva e a capacidade de infiltração do solo.
"Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos."
A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações.
Nos núcleos urbanos, a impermeabilização dos solos com asfalto e concreto, a canalização dos cursos d'água, a urbanização desordenada e a insuficiência de áreas verdes potencializam o escoamento superficial, sem a infiltração no solo. ...
Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
O escoamento subsuperficial está no limiar entre o escoamento superficial e o escoamento subterrâneo, podendo em alguns pontos do terreno interceptar a superfície e engrossar o fluxo superficial, ou mesmo fluir verticalmente a partir de sua base para o lençol freático.
Esgotada a capacidade de retenção superficial, a água começará a escoar. Associado ao escoamento superficial, ocorre o transporte de partículas do solo que sofrem deposição somente quando a velocidade do escoamento superficial for reduzida.
A quantidade de água que escoa depende de alguns fatores, como a intensidade da chuva e a capacidade de infiltração do solo. Normalmente se considera como o escoamento superficial a precipitação menos a evaporação real e a infiltração no solo.
A água sofre mudanças em seu estado físico constantemente e circula entre os seres vivos, rios, mares, lagos, solo e atmosfera. Chamamos esse processo de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Inicialmente, a água de rios, mares e lagoas sofre evaporação (passagem do estado líquido para o gasoso).
Além disso, a permanência da água no ambiente é importante para algumas atividades realizadas pelos seres humanos, uma vez que ela é fundamental para a geração de energia, desenvolvimento da produção agrícola e agropecuária, diversas atividades industriais e algumas tarefas do dia a dia, como lavar roupa e louça.
Quais são as funções do sistema complemento?
O que é bom para limpar vidros blindex?
Como começar o desenvolvimento conectivos?
Quais são os maiores consumidores?
Qual era a população mundial em 2010?
Quais são os diferentes tipos de esquizofrenia?
Como a xenofobia se manifesta *?
Como funciona o sistema de gotejamento?
Quanto ganha vender fotos na internet?
Como se divide a teologia bíblica?
Qual a diferença entre carboidratos simples e complexos?
Como tratar osteoporose severa?
Qual é o signo dos personagens de You?
Qual o cavaleiro mais fraco de todos?