Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. ... Os polímeros de condensação são muito empregados em nossa sociedade.
A única exceção é o poliuretano: na reação de condensação, através da qual ele é obtido, não há liberação de moléculas. Os principais compostos liberados além da água são: cloreto de hidrogênio (HCl), amônia (NH3) e o cianeto de hidrogênio (HCN).
Os polímeros de condensação são formados geralmente pela reação entre dois monômeros iguais ou diferentes, com eliminação de moléculas pequenas, por exemplo, água.
A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo.
Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação π e também a geração de duas novas ligações simples. Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.
Os principais polímeros de condensação são: Poliéster: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e álcoois com a eliminação de água. Muito usado na fabricação de roupas. Poliamida: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e aminas com a eliminação de água.
Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.
Na formação de polímeros, a Condensação ou reação gradual ocorre entre duas moléculas polifuncionais para produzir uma molécula polifuncional maior, com a eliminação de sub-produtos como a água.
O processo de polimerização ocorre por adição como uma reação em cadeia ou condensação em uma reação por etapas. Em ambos os casos, é essencial compreender por completo a química para progredir as pesquisas e/ou trazer rapidamente novos polímeros para o mercado.
Polimerização em Solução. A polimerização em solução utiliza, além do monômero e do iniciador organos-solúvel, um solvente que atua tanto sobre os reagentes quanto sobre o polímero. A reação ocorre em meio homogêneo, sem a formação de sub-produtos e a iniciação é feita por agente químico.
A polimerização em massa, é amplamente praticada na fabricação de polímeros de condensação, onde as reações são ligeiramente exotérmicas e a maior parte da reação ocorre quando a viscosidade da mistura ainda é suficientemente baixa para permitir a mistura, ...
Qual a importância do layout para as organizações?
O quê Bourdieu classifica de capital e quais os 4 tipos?
Como verificar financiamento de veículos?
Quantas gramas tem um copo de extrato de tomate?
Quantas tentativas tem no salto triplo?
Qual tecido não pode ir na secadora?
Tem função predominantemente extrafiscal?
Para que serve o remédio cefalexina 500 mg?
Como fazer uma ligação para outro DDD?
Como desativar aplicativos sugeridos Samsung?
Qual a melhor gramatura para desenho realista?
Como desbloquear contato LG K11?
Como receber o dinheiro da máquina de cartão?
Qual a malha que não faz bolinha?
Qual Akuma no Mi o Sanji comeu?
Qual a decisão do STF sobre o princípio da insignificância em delitos tributários?