1o Passo: Montar a equação de dissociação do sal. 2o Passo: Determinar a expressão do Kps do eletrólito. 3o Passo: Determinar a concentração em mol/L do eletrólito a partir da concentração em g/L. 4o Passo: Determinar a concentração em mol/L de cada um dos íons provenientes do sal.
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
Para realizar o cálculo do Kps, devemos realizar os seguintes passos: 1º Passo: Montar a equação de dissociação para o sal. 2º Passo: Determinar as concentrações molares dos íons liberados pelo sal. Para tal, devemos multiplicar a concentração molar do sal pelo coeficiente estequiométrico do íon na equação.
Produto de solubilidade, ou constante do produto de solubilidade, (Kps) é a multiplicação (produto) entre as concentrações molares dos íons (cátions e ânions), produzidos ou liberados por um eletrólito qualquer (por exemplo, base e sal), de baixa solubilidade, quando é adicionado à água.Kps = [Y+]b.[X-]a
Podemos dizer que a expressão do produto de solubilidade (KPS) sempre é igual ao produto das concentrações em mol/L dos seus íons na solução saturada elevadas a uma potência que é igual ao seu coeficiente na equação de dissociação iônica do composto.
26 curiosidades que você vai gostar
Constante do Produto de Solubilidade ou Produto de solubilidade (Kps) é a constante de equilíbrio para a reação na qual um sólido se dissolve, dando origem a seus íons constituintes em solução.
Como os exercícios que utilizam essa equação podem exigir cálculo de pH e Kps, é importante relembrar as fórmulas utilizadas para eles:a) Para o pH.pH = -log[H+]10-pH = [H+]b) Para o Kps.Kps = [Ca+2].[Cl-]2
A comparação dos valores de Kps pode ser usada para prever a ordem de precipitação de sais que apresentam a mesma proporção estequiometria entre cátion e ânion. Nestes casos, quanto menor o Kps, menor será a solubilidade, e o íon menos solúvel precipita primeiro.
O produto de solubilidade do sulfato de prata é 1,4 × 10−5.
Lei de Henry: a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido. A solubilidade de um gás em um líquido é inversamente proporcional à temperatura, isto é, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do gás.
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.
A solubilidade de prata cromato é ligeiramente maior do que o de cloreto de prata (Kps = 1,1x10-12 or 6,5x10-5 moles / L).
Quando essas forças estabelecidadas entre soluto e solvente são mais fortes ou iguais às estabelecidas entre as moléculas do próprio solvente e entre as do próprio soluto, a tendência de dissolução aumenta. Quanto maior essa diferença de força, maior a solubilidade.
Coeficiente de SolubilidadeSolução insaturada: quando a quantidade de soluto é menor que Cs.Solução saturada: quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do Cs. É o limite de saturação.Solução supersaturada: quando a quantidade do soluto é maior que o Cs.
Se Kps > [Y+b]a. [X-a]b = 0, temos uma solução insaturada, ou seja, uma baixa quantidade de soluto dissolvido no solvente (com relação ao coeficiente de solubilidade); ... Se o valor do Kps do eletrólito for muito baixo, trata-se de um material pouco solúvel no solvente.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
Para efetuar a constante de ionização
Assim como a constante de equilíbrio Kc, na fórmula para calcular a constante de ionização, a multiplicação entre as concentrações molares dos produtos está no numerador, e a concentração molar do ácido ou da base participante do equilíbrio está no denominador.
Quando o pH da solução se tornar igual a 9, a solução se torna saturado e o hidróxido de magnésio começa a precipitar.
Na química, o produto de solubilidade tem como símbolo o KPS ou KS, que é uma constante de equilíbrio entre o sólido não dissolvido e os íons presentes na substância.
O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC. O cientista Friedrich Kohlrausch (1840-1910) foi o primeiro a propor que a água pura conduz eletricidade, ainda que em pequena escala.
A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.
Assim, um sal pode ser classificado em solúvel ou praticamente insolúvel.
...
Veja as regras que se dirigem aos tipos de ânions:Nitrato (NO3-) e Nitrito (NO2-): todo sal que apresenta esses ânions são solúveis;Carbonato (CO3-2), Fosfato (PO4-3) e Sulfeto (S-2): solúvel apenas com elementos da família IA e com o NH4+;
A solubilidade do CaCO3, em água pura, é superior a 0,020 g/L.
Como os índios do Brasil reagiram à presença portuguesa?
Qual o processo do desenvolvimento do capitalismo?
Como a palavra scanner foi Aportuguesadas?
Como conectar a Impressora Epson xp-214 no Wi-fi?
Por que os romanos se aproximaram do cristianismo?
Como foi escravismo no mercantilismo?
Como foi feito o experimento de Thomson?
Como testar aplicativos e ganhar dinheiro?
Como funciona a bonificação da Ambev?
O que preciso para vender cachaça?