1º passo: isole o radical no primeiro membro da equação. 2º passo: eleve ambos os membros da equação ao número que corresponde ao índice do radical. Por se tratar de uma raiz quadrada, deve-se elevar os dois membros ao quadrado e, com isso, elimina-se a raiz. 3º passo: encontre o valor de x resolvendo a equação.
Ao resolvermos uma equação do 1º grau obtemos um resultado (esse resultado é um valor numérico que, substituindo a incógnita por ele, chegamos a uma igualdade numérica), esse pode ser chamado de raiz da equação ou conjunto verdade ou conjunto solução da equação. Veja o exemplo: 2x - 10 = 4 é uma equação do 1º grau.
Para tirar um número da raiz, devemos efetuar a decomposição deste número e agrupar seus fatores com mesmo índice da raiz. Esta questão está relacionada com raiz quadrada. A raiz quadrada de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial.
Um número é raiz de uma equação quando colocado no lugar da incógnita, a equação se transforma numa sentença verdadeira. Resolver uma equação significa encontrar suas raízes (ou soluções). Um número é raiz de uma equação quando colocado no lugar da incógnita, a equação se transforma numa sentença verdadeira.
Se a equação possui raízes reais, podemos aplicar o seguinte método prático para encontrá-las:
Se o número complexo a + bi, b ≠ 0, for raiz da equação a 0 x n + a 1 x n-1 + ... + a n-1 x + a n = 0, de coeficientes reais, então seu conjugado, a – bi, também é raiz da equação. Equação do 2º grau com coeficientes reais → apresenta apenas raízes reais ou duas raízes complexas conjugadas.
Se = 1, os candidatos a raízes são os divisores de . Se a soma dos coeficientes da equação for igual a zero, o número 1 será raiz da equação. Resolva a equação .
Podemos resolver essa equação utilizando a fórmula de Báskara. Esses valores não são as raízes da equação, pois a incógnita é x e não t. Mas temos que: De x 2 = 1, obtemos que x = 1 ou x = – 1. De x 2 = – 4, obtemos que não há números reais que satisfaçam a equação.
As raízes complexas de uma equação polinomial ocorrem em pares em razão dos seus conjugados. Ao resolver uma equação polinomial p (x) = 0, podemos identificar várias raízes e, dentre elas, destacam-se as raízes complexas. Se um número complexo z é raiz de uma equação polinomial de grau n (n > 1, n ), então o conjugado de z é também raiz da equação.
Como selecionar uma célula da tabela dinâmica?
Como selecionar duas partes de um texto?
Como selecionar um database no MySQL?
Como selecionar no MediBang Paint?
Como escolher o boot do Windows?
Como ocorre o processo de formação do biogás?
Como localizar e excluir linhas no Excel?
O que eu ganho vendendo Mix Lar?
Como copiar e colar quando tem filtro no Excel?
Quais as vantagens de ser premium no Spotify?
Como selecionar no Bloco de notas?
Como ocorre o processo de prisão?
O que fazer para não chorar em público?
Como ocorre o processo disciplinar da OAB?
Como selecionar todo o texto no Mac?
Quanto tempo leva o processo seletivo da Ambev?