Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.
Gerundismo é uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos no gerúndio, cujo emprego é relativamente recente no português, particularmente o brasileiro. ... O gerundismo foi estigmatizado graças ao seu emprego constantemente impreciso semanticamente e ao preconceito linguístico.
Pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, sendo empregado para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. III. O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem.
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
O gerundismo, tal como vimos, é o seu uso exagerado e em situações não adequadas em termos gramaticais. Exemplos: Vou estar te atendendo logo que seja possível....
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal
V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio. a) I, II e IV b) II, III e IV c) IV e V d) I e IV
Enquanto o gerúndio é um instrumento da língua portuguesa, o vício de linguagem que surge dele, o gerundismo, é algo que precisa ser evitado. Isso porque trata-se de uma forma de tornar a comunicação menos eficiente com uma tentativa de sofisticação da fala que incorre em erros gramaticais.
Como ficar com o bíceps grande?
Como se vestir igual a Kendall?
Como fazer para ficar bem nas fotos?
Como ver o que vai sair da Netflix?
Tem cabimento a propositura de ação de alimentos diretamente em face dos avós?
Como saber se tem algo de errado comigo?
Qual a frequência normal das contrações de treinamento?
Quantas linhas tem o primeiro parágrafo?
Como criar sujeitos para os predicados?
Como saber se você vai crescer muito?
Como saber o que a professora vai passar na prova?
Como saber qual era o valor antes da porcentagem?
Como colocar um calendário no Word?
Como saber se a lente e do olho direito ou esquerdo?
O que diferencia uma pessoa uma experiência superficial de outra não superficiais?