Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. ...
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.
Qual o tamanho de uma régua de 30 cm?
Quantas vezes por dia devo tomar multivitamínico?
Tem como gravar Áudio no PowerPoint?
Quantas gotas de Valeriana tomar?
Como guardar a bicicleta dentro do apartamento?
Pode tomar ácido fólico e sulfato ferroso juntos?
Como armazenar corda de escalada?
Qual é a receita para tomar água de alho?
Qual o melhor horário para tomar tibolona?
Como fritar peixe na panela antiaderente?
Quanto tempo leva para tocar ukulele?
Como medir 25 gramas de manteiga?
O que fazer quando não sabe que decisão tomar?
Como se vestir para ir a uma rave?