Não há um tratamento com medicamentos específico para a somatização. Mas como até 90% das pessoas com transtorno de sintomas somáticos também apresentam o diagnóstico de depressão ou ansiedade, medicamentos para essas doenças são frequentemente utilizados.
A somatização pode acontecer quando nosso estado emocional está abalado e, então, nosso organismo responde a isso com sintomas físicos. Quando isso acontece com frequência é chamado de transtorno de somatização e, assim, você buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Na maioria das vezes, os sintomas relatados pelos pacientes somatizadores podem ser divididos, entre outros grupos, em dolorosos (dor de cabeça ou pelo corpo, por exemplo), cardiorrespiratórios (falta de ar e palpitação) e gastrointestinais (vômito e diarreia).
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar os sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.
5 Cuidados emocionais que você deve ter para evitar doenças psicossomáticas
Somatização é a geração de sintomas físicos a partir de uma condição psiquiátrica ou psicológica, como a ansiedade, por exemplo. É o termo médico usado para a expressão corporal do estresse e algumas emoções.
Somatização – O que é, sintomas e transtorno de somatização Considerando este pressuposto entendemos que a somatização, que é uma ação sobre o corpo (soma = corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.
Transtorno de sintoma somático é caracterizado por múltiplas queixas físicas persistentes que estão associadas a pensamentos, sentimentos e comportamentos excessivos e mal-adaptativos relacionados a esses sintomas.
Uma das explicações mais antigas para a somatização é de que ela seja resultado da tentativa do corpo de lidar com o estresse emocional e psicológico. A teoria afirma que o corpo tem uma capacidade finita de lidar com o sofrimento psicológico, emocional e social, e que, além de um certo ponto, os sintomas
Considerando este pressuposto entendemos que a somatização, que é uma ação sobre o corpo (soma = corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.
A Doença Somática, ou Transtorno por Somatização, geralmente começa no início da idade adulta, aproximadamente aos 30 anos, e sua prevalência na população geral é de 5 a 7%. Quais são os mecanismos etiológicos do transtorno de somatização?
? pode ser (mas nem sempre é) relacionada a uma condição psicológica, como transtornos afetivos (ansiedade e depressão, por exemplo). No entanto, apesar da extensa pesquisa nos últimos anos, os pesquisadores ainda estão incertos sobre as causas dos distúrbios somatiformes.
O que é preciso para ser inventariante?
Como filtrar tabela dinâmica por Cor?
Em qual temperatura as moléculas se agitam mais?
Como fazer finalização em cabelo liso?
Quais as formas de terminar a sociedade conjugal?
Como é escolhido o MVP da NBA?
Quais são os primeiros sintomas da cinomose?
Como fazer um quadro com borboletas de verdade?
O que eu coloco no final de um currículo?
Como ficou empréstimo consignado?
Como lavrar uma ata de Igreja?
Foi aprovado o aumento de 5 do consignado?
Como mandar a leitura da luz Copel?
Quais são as etapas de um concurso público?
Quando se forma a placenta na gravidez?